Fundamentado em movimentos funcionais de alta intensidade, o CrossFit conta com mais de 5 milhões de adeptos no mundo. Como toda atividade física, requer cuidados e acompanhamento qualificado. Mas você sabe quais devem ser os cuidados ao praticar CrossFit?
A modalidade, criada pelo ex- ginasta Greg Glassman nos Estados Unidos, se espalhou pelo mundo com seus exercícios variados que chegam a proporcionar um gasto calórico médio de 450 a 750 calorias por aula.
O CrossFit chegou em terras brasileiras por volta do ano 2009 e rapidamente ganhou inúmeros praticantes.
De acordo com o Mapa de Afiliados CrossFit, o Brasil figura entre os países com maior número de boxes de CrossFit afiliados.
No CrossFit os treinos, chamados de Wod, são organizados de forma dinâmica para dificilmente se repetirem.
Não há restrição de idade para praticar CrossFit e os benefícios da modalidade incluem emagrecimento saudável, aumento da mobilidade e flexibilidade.
No entanto, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia alerta para a necessidade da orientação correta e supervisionada para evitar lesões ósseas e musculares.
Confira neste artigo os principais cuidados ao praticar CrossFit.
O número de lesões do CrossFit é compatível com outros esportes competitivos e tem perfil similar a atividades como musculação, ginástica olímpica e corrida.
São predominantes as lesões nos joelhos, coluna e ombros.
Destaca-se que o problema não está na modalidade, mas sim no exagero, bem como em exercícios realizados inadequadamente.
O CrossFit é considerado um exercício completo por agregar tanto atividades aeróbicas, como anaeróbicas.
A modalidade incentiva a superação dos participantes e pode ser basicamente agrupada em três categorias de exercícios:
Confira agora 5 cuidados que você deve ter ao praticar CrossFit:
A prática do CrossFit envolve o uso de objetos como barras e anilhas olímpicas, argolas, pesos livres, cordas, bolas, pneus, elásticos e correntes.
No entanto, o principal equipamento da modalidade é o próprio corpo, que é submetido a exercícios funcionais de alta intensidade.
O CrossFit, que há muito tempo é utilizado como treinamento em centros militares, vem sendo usado na preparação de atletas.
Entre os benefícios do CrossFit podemos citar:
O CrossFit, com seu ambiente saudável de competição, comprovadamente também tem bons resultados para a autoestima e motivação pessoal.
A modalidade também auxilia na redução do estresse e fortalece o espírito de equipe.
E você, agora que já conhece os benefícios e os cuidados necessários para a prática, se interessou pelo Crossfit?
Para mais dicas de saúde e bem-estar continue navegando em nosso blog.