Como saber a quantidade de água que devo beber

Garrafas d'agua

Beber água deve ser considerado um hábito. Porém, como saber a quantidade de água que devo beber? Essa é uma pergunta que merece atenção, afinal, o nosso corpo é constituído de mais de 70% de água, segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Parece muito, mas o percentual de água do nosso corpo diminui com a idade.

O cálculo é mais ou menos assim: o volume de água que é ingerido diariamente deve ser equivalente a quantidade de perdas de líquidos que o corpo sofre. A perda acontece de modo involuntário, por meio da transpiração que resulta do esforço físico ou do clima, por exemplo, e também da urina ou da gravidez. Dessa forma, a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda, para adultos, uma média de 2 litros de água potável por dia. Porém, isso pode mudar de acordo com algumas situações.

Na água, há uma série de elementos químicos presentes que podem ajudar na sensação de bem-estar e que auxiliam na saúde. Sabendo disso, é importante ressaltar que o consumo da água também deve ser observado, uma vez que todos os elementos e substâncias devem ser ingeridos na dosagem ideal, não gerando, assim, deficiência e nem excesso.

Destacamos alguns dos elementos importantes da água para a promoção da saúde e bem-estar. Confira:

1. Cálcio: auxilia na saúde óssea e também na cardiovascular;

2. Fluoreto: bastante eficaz na prevenção de cáries dentárias;

3. Sódio: eletrólito importante que é perdido com o excesso de suor;

4. Selênio: atua na função antioxidante geral e no sistema imunológico.

Como saber a quantidade de água que devo beber por dia?

Manter a hidratação em dia é algo que não dá para deixar para depois. Infelizmente, o mais comum é primeiro sentirmos necessidade de beber água e só depois procurarmos a água. Esse é um erro primário, porém, bastante cometido. A sede, nada mais é, do que o nosso corpo avisando que já está na fase da desidratação.

Fazendo uma comparação, imagine que o nosso corpo é igual a um carro, você não o abastece somente quando o combustível já acabou. Logo, a dica é beber água sempre, mesmo que não esteja com sede no momento.

Para saber a quantidade de água que deve beber, divida a quantidade ideal de água por 10. Vejamos, se é preciso ingerir 2 litros de água (2000 ml), o correto é transformar isso em 10 copos de 200 ml.

Vai ser difícil lembrar? Não tem problema. Coloque lembretes em seu relógio, assim como você faz para tomar determinado medicamento e não passar o horário. Dessa forma, você irá manter o seu corpo hidratado regularmente, e logo não precisará mais de lembretes, pois tomar água se tornará um hábito prazeroso.

Alguns aplicativos específicos também podem ajudar nessa missão de lembrar de ingerir a quantidade diária de água recomendada.

Fatores que variam a quantidade recomendada de ingestão de água

Apesar de existir uma recomendação para ingestão de 2 litros por dia, essa conta pode variar devido a alguns fatores, entre eles:

Peso corporal

Pessoas com mais peso precisam beber mais água do que pessoas com peso menor, isso por conta da porcentagem de líquido que constitui o organismo humano;

Idade

Crianças precisam beber menos água do que adultos devido ao seu peso corporal. Já idosos, principalmente com doenças cardiovasculares, precisam estar sempre bem hidratados;

Temperatura do ambiente

Parece meio óbvio falar, mas quando a temperatura está mais elevada devemos beber mais água para compensar os líquidos que perdemos ao suar;

Uso de algumas medicações

Determinados remédios, como os diuréticos, induzem a urinar várias vezes, sendo necessário beber mais água para repor o líquido perdido;

Prática de atividades físicas

Ao praticar exercícios físicos, especialmente os de alta intensidade, nosso corpo transpira mais, exigindo um maior consumo de água.

Para determinar corretamente a quantidade de água para ingerir por dia, basta multiplicar o seu peso corporal por 0,03. Desse modo, se uma pessoa pesa 70kg, ela deve beber cerca de 2,1 litros de água.

No entanto, não esqueça de levar em consideração os fatores que já citamos ao calcular quanto de água você irá beber no dia.

Benefícios da água para a saúde

Ao consumir a quantidade recomendada diária de água, o organismo humano passa a funcionar melhor e a ter diversas funções reguladas.

Entre os benefícios de beber água estão:

  • Melhora o funcionamento do intestino;
  • Evita pedra nos rins;
  • Auxilia na absorção de vitaminas;
  • Transporta nutrientes;
  • Regula a pressão sanguínea;
  • Aumenta a resistência física;
  • Revitaliza a pele;
  • Auxilia no emagrecimento.

Para potencializar esses benefícios e evitar a desidratação, deve-se beber água antes, durante e depois do treino físico.

Isso porque a água auxilia no controle da temperatura corporal, evitando variações bruscas no decorrer do treinamento, além de eliminar toxinas que podem causar cãibras.

Problemas causados pela desidratação

Agora, se beber água traz tantos benefícios, não ingerir pode trazer sérios problemas. A desidratação tem graves consequências, principalmente para idosos, gestantes, mulheres amamentando e crianças pequenas.

São problemas causados por desidratação:

  • Dor de cabeça;
  • Boca seca;
  • Fadiga e cansaço;
  • Tontura;
  • Confusão mental e sonolência;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Cãibras;
  • Falta de elasticidade da pele.

Em casos graves, pode levar ao coma.

Agora que você já conhece todas as consequências de não beber água regularmente, não vai mais deixar de ingerir a quantidade recomendada, não é?

Continue navegando em nosso blog e fique por dentro de importantes dicas de saúde e bem-estar.

Seja um cliente Allcare