Dia Mundial da Saúde: como ter uma vida saudável em 5 passos

Mulher sorrindo e indo pedalar

Você sabia que no dia 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde? A data foi escolhida para coincidir com o aniversário de fundação da Organização Mundial de Saúde, a OMS. Isso aconteceu em 1948. A partir disso, anualmente, países no mundo inteiro promovem campanhas nesse período para reforçar medidas essenciais visando como ter uma vida saudável, em todas as faixas etárias.

Nesse contexto, que tal entender de que forma repensar algumas escolhas e adotar hábitos mais saudáveis podem contribuir para todas as dimensões da sua saúde? É isso o que você confere na lista de passos indicados nos tópicos abaixo.

1. Alimente-se bem

Na prática, uma alimentação saudável é aquela que oferece todos os nutrientes necessários para que o organismo funcione de forma plena. Para isso é sempre preciso considerar as preferências e os aspectos afetivos relacionados aos diferentes comportamentos alimentares, incluindo fatores como custo, acessibilidade e sabor

Seja como for, no dia a dia dê sempre preferência àquelas refeições compostas por alimentos in natura e minimamente processados, que geralmente são aquelas que você prepara em casa.

Por isso, aprender a cozinhar, nem que seja apenas o básico, pode fazer toda a diferença numa alimentação mais equilibrada, já que ajuda você a evitar o consumo excessivo de produtos processados e, sobretudo, ultraprocessados, de origem industrializada e quase sempre ricos em sódio, gordura e açúcar.

2. Pratique atividades físicas regularmente

Encontre formas de reduzir o tempo parado. Atividades físicas regulares contribuem para uma maior qualidade de vida como um todo, assim como na prevenção de doenças crônicas, problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer, entre outros benefícios.

Como meta, tome como referência a orientação da OMS. A entidade recomenda que todos os adultos devem tentar praticar, por semana, entre 150 e 300 minutos de atividade física moderada ou intensa. Mas tenha sempre em mente que movimentar o corpo só por alguns minutos é sempre melhor do que nada.

3. Cuide da saúde mental

Como não poderia deixar de ser, ter uma vida saudável passa também por encontrar formas para fortalecer a saúde mental. O adoecimento psíquico, não custa lembrar, pode comprometer o bem-estar de forma tão impactante quanto qualquer doença física.

Por isso, vale sempre encontrar formas de se aliviar das pressões do dia a dia, seja praticando esportes, desenvolvendo um hobbie ou mesmo tirando um tempo para si mesmo. Além disso, não ignore a importância do descanso adequado e priorize sempre o seu sono (tanto na qualidade quanto na quantidade).

4. Não fume

O tabagismo (e aqui entram na conta cigarros normais e eletrônicos) é o que se chama de “causa evitável” de uma série de doenças. Quem fuma tem até dez vezes mais chance de ter um câncer de pulmão e cinco vezes mais probabilidade de desenvolver bronquite crônica do que quem não fuma, segundo o Ministério da Saúde.

Ou seja, deixar de fumar (ou de preferência, nunca começar) é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde, principalmente a longo prazo. É claro que largar o cigarro nem sempre é fácil, uma vez que a nicotina é uma substância altamente viciante. Assim sendo, quem não consegue fazer isso por conta própria pode recorrer à ajuda especializada para alcançar esse objetivo.

Veja também: Qual o papel da medicina da família na promoção de uma vida mais saudável?

5. Mantenha um acompanhamento médico adequado

Várias doenças podem ser tratadas com mais chance de sucesso quando são diagnosticadas ainda no início. Em muitos casos, isso acontece antes mesmo que elas manifestem sinais e sintomas que chamem a atenção. Além disso, problemas crônicos podem precisar de acompanhamento pela vida toda, sobretudo para evitar complicações, muitas vezes fatais.

Dessa forma, é importante manter visitas regulares ao médico. Com isso, o profissional pode oferecer orientações personalizadas sobre a melhor forma de cuidar da saúde e prevenir doenças. Isso pode incluir, por exemplo, exames e avaliações específicas que mudam de acordo com a idade.

Desse modo, quem se preocupa em como ter uma vida saudável pode contar sempre com a Allcare nessa jornada. Como uma gestão especializada em produtos e serviços na área de saúde, somos capazes de oferecer o suporte adequado a nossos clientes em diversas etapas, desde a prevenção e a orientação com profissionais capacitados, até o acompanhamento adequado por meio de diferentes programas de qualidade de vida e bem-estar.

Então, para saber mais sobre os diferenciais da Allcare no cuidado com a sua saúde, acesse o nosso site.