Corrimento no homem: conheça as principais doenças que causam corrimento masculino e os diferentes tipos de secreção

Paciente conversando com urologista

Apesar de ser mais comum nas mulheres, o corrimento no homem é bastante frequente e pode ser um sinal de infecção sexualmente transmissível. Fique atento.

O corrimento é um líquido viscoso que, em condições normais e de excitação, pode ser eliminado da uretra naturalmente. No entanto, caso o corrimento possua cheiro ruim, ou coloração amarelada, esverdeada ou marrom, acompanhado ou não de coceira e ardência, é necessário buscar atendimento médico o mais rápido possível.

Os corrimentos com essas características anormais indicam a presença de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e podem ser transmitidas por relação sexual vaginal, anal e oral.

Doenças que causam corrimento no homem

Alguns exemplos de ISTs que causam corrimento mais frequentemente são:

1. Candidíase

A candidíase é uma infecção causada por um fungo. Apesar de mais comum nas mulheres ela também tem alta incidência em homens.

Em pessoas saudáveis, ela se manifesta apenas no local, como nas mãos, pele, boca, axilas e genitais. No entanto, para pessoas com o sistema imunológico debilitado ela pode se manifestar de forma sistêmica e grave, podendo levar até mesmo ao óbito.

No homem, ela pode ser totalmente assintomática, mas também pode haver vermelhidão local, coceira persistente e ardência (durante o dia a dia e mais intensa ao urinar).

2. Gonorreia

Causada por uma bactéria, a gonorreia se transmite facilmente. No homem, os sintomas se desenvolvem em até 1 semana após o contato com a bactéria. Os primeiros sintomas são corrimentos com pus (amarelado ou esverdeado) e dor ao urinar.

Se não tratada, a gonorreia aumenta a chance de infecção por HIV e manifestações em outas partes do corpo, como inflamação nos tecidos do coração, artrite e outros problemas.

3. Clamídia

A clamídia é causada por uma bactéria transmitida via contato sexual. No homem, os sintomas demoram de 14 a 21 dias para aparecerem. Caso não tratada, pode evoluir para inflamações na próstata, inflamação dos testículos e infertilidade.

Os principais sintomas são: dor ao urinar, corrimentos e aumento da frequência urinária.

4. Tricomoníase

Causada por um protozoário, a tricomoníase afeta com menos frequência os homens, quando comparada com as mulheres. Os principais sinais e sintomas são: corrimento intenso amarelo-esverdeado (podendo ser acinzentado) com aspecto de espuma, coceira e odor fétido.

A infecção pode facilitar a infecção por HIV, aumentar a chance de câncer e levar à infertilidade.

Outras infecções com menor frequência de corrimento são:

  • Herpes genital;
  • Sífilis;
  • Infecção pelo HIV;
  • Infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV).

As ISTs aparecem frequentemente nos órgãos genitais, mas também podem se manifestar nas mãos, olhos, língua e outros órgãos.

Portanto, recomenda-se atenção durante a higiene pessoal, pois nesse momento é possível notar os primeiros sinais e sintomas de uma possível IST. Assim, se notar um sinal ou sintoma, procure o serviço de saúde.

Tipos de corrimento no homem e infecções associadas

Corrimento branco

O corrimento esbranquiçado pode ser normal em casos de excitação, ou se não estiver acompanhado de mau cheiro, coceira e ardor. Caso também haja sintomas de dor ou ardência ao urinar, ou corrimento com aspecto de pus, pode ser um indicativo de gonorreia.

Corrimento amarelado

Normalmente a coloração amarelada é indicativo de presença de pus. Nessa situação, as IST relacionadas podem ser gonorreia, clamídia, candidíase e tricomoníase. Portanto, apenas um exame laboratorial pode confirmar o diagnóstico.

Corrimento esverdeado

O corrimento esverdeado frequentemente está associado a um odor forte e muito ruim. Ele está mais presente na tricomoníase seguido da gonorreia.

Corrimento marrom

Esse tipo de corrimento pode indicar a presença de sangue, principalmente devido a lesões. No entanto, esse tipo de corrimento é mais comum na mulher e está associado a uma mistura de bactérias. Portanto, em caso de presença no homem, procure atendimento médico o quanto antes.

Em todas as situações, a presença de ardência, coceira, dor e dificuldade em urinar pode ser indicativo de que algo não está certo. O corrimento masculino precisa de atenção, pois muitas vezes passa despercebido. Seja atento aos sinais do seu corpo. As ISTs são, na maioria das vezes, tratáveis e possuem alto sucesso de cura se diagnosticadas precocemente.

Novembro é o mês de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem. As campanhas abordam prevenção e diagnóstico de câncer de próstata, bons hábitos de vida e outros aspectos da saúde masculina. Por isso, se cuide!

Seja um cliente Allcare