Os cuidados com a pele precisam acontecer o ano todo e ganham ainda mais importância no verão. Já que essa época do ano, muito mais quente, facilita o ressecamento, queimadura, envelhecimento precoce e doenças relacionadas à exposição excessiva ao sol, como o câncer de pele.
Para isso, seguir algumas dicas simples pode fazer a diferença neste verão e para o restante da sua vida.
Essa é a primeira e a mais importante dica, quando o assunto é proteção da pele contra os raios UVA (raios solares que alcançam a camada interna da pele – a derme) e UVB (raios solares que atingem a camada externa – a epiderme).
O nível de proteção está diretamente ligado ao chamado FPS (Fator de Proteção Solar), normalmente identificado por um número no rótulo do produto. Quanto maior o número, maior o fator de proteção.
O recomendado é que a aplicação aconteça de 20 a 30 minutos antes do contato com os raios solares, reaplicando o produto a cada três horas, e que seja feita no corpo todo, inclusive nas áreas que não estão diretamente expostas ao sol.
As temperaturas mais altas exigem hidratação redobrada. Portanto, é importante aumentar a ingestão de líquidos no verão, principalmente de água. Não espere sentir sede para beber água. Em geral, é recomendado pelo menos 2 litros por dia.
Coma também frutas que têm alto teor de água, como melancia, melão e uva. E cuidado com a cerveja e outras bebidas alcoólicas, pois elas desidratam.
Além disso, é importante hidratar a pele passando um bom creme, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.
Manter a pele limpa é muito importante para se manter saudável. Ainda mais porque, geralmente, suamos mais nesta época do ano. O ideal é tomar, pelo menos, 2 banhos ao dia. Se sentir necessidade de um número maior de banhos, fique atento para que seja utilizado somente água, já que o uso excessivo de sabonete pode ressacar a pele.
Depois do banho, é importante secar bem a pele, principalmente entre os dedos e articulações para evitar a proliferação de bactérias e fungos, que adoram locais úmidos para se reproduzirem.
E, para finalizar esse ritual de limpeza, um bom hidratante corporal é sempre bem-vindo. Dê uma atenção especial para joelhos, cotovelos, pés e mãos, que costumam ser regiões mais ressecadas.
Muita gente adora “tomar sol” para estimular o bronzeamento da pele, mas é importante lembrar que essa prática é prejudicial, principalmente entre os horários de mais força dos raios solares, que acontecem ente às 10h e 16h.
Opte sempre por locais de sombra, uso de chapéu, boné e guarda-sol.
“Depilar o corpo ou o rosto pouco antes de ir à praia ou à piscina é um erro grave. Embora muitas mulheres ainda cometam esse descuido, ele pode provocar o surgimento de manchas escuras na pele. O ideal é que a depilação seja realizada com, pelo menos, 72 horas de antecedência. No período de férias, por exemplo, uma boa alternativa é recorrer à depilação com cera, já que, ao retirar os pelos pela raiz, (o resultado) é mais prolongado e evita que as mulheres deixem de pegar sol porque precisam voltar a se depilar”, sugere a Dra. Keila Mitsunaga, dermatologista do HCor.
Você sabia que as cores das roupas influenciam no nível de proteção da pele? Roupas escuras tendem a absorver muito mais os raios ultravioleta e alguns tecidos mais pesados estimulam a transpiração excessiva e dificultam a transpiração.
Entre os tecidos mais indicados estão o algodão e o linho. Outras alternativas são tricoline, seda, malha e viscose. Evite tecidos sintéticos.
Os alimentos que possuem betacaroteno possuem antioxidantes que protegem a pele dos danos causados pelo sol. Além disso, os carotenoides, que estimulam a produção da melanina, ajudam a deixar a pele mais bronzeada de forma natural e saudável. Então, aposte na ingestão de cenoura, abóbora, beterraba, mamão.
A Associação Brasileira de Dermatologia (SBD) orienta sobre a escolha dos alimentos que compõe a alimentação diária, aproveitando a maior disponibilidade de comer de maneira mais saudável em dias de muito calor.
O ideal é optar por alimentos grelhados, cozidos ou crus, além de muitas frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo de carboidratos. Essa adequação irá ajudar na hidratação corpórea, prevenir doenças e adiar os sinais de envelhecimento da pele.
Depois de um dia de praia, é fundamental tomar um banho de água doce para tirar o sal do mar e a areia do corpo que propiciam o ressecamento da pele e facilitam fissuras: porta de entrada de bactérias e microrganismos.
Evite tomar banho de água quente no verão, água com temperaturas muito altas prejudicam a hidratação da pele, já que a camada de gordura superficial acaba sendo retirada, reduzindo o nível de proteção.
O Ministério da Saúde alerta sobre o câncer de pele que ocorre principalmente nas áreas do corpo que estão mais expostas ao sol, como, por exemplo, o rosto, pescoço e orelhas.
Alguns sintomas da doença são manchas que coçam, descama ou sangram. Pintas e sinais que mudam de tamanho, forma ou cor, além de feridas que não cicatrizam também merecem atenção.
A qualquer sintoma ou sinal, procure imediatamente um médico para uma consulta, diagnóstico e, caso necessário, tratamento.
Confira outros textos com mais dicas para você cuidar da sua saúde aqui!