Sustentabilidade todo dia: o que podemos fazer para cuidar do meio ambiente?

Time de ESG criando planejamento para redução de males ao meio ambiente

A preocupação com a sustentabilidade ambiental se torna cada vez mais urgente diante dos inúmeros impactos provocados pela ação humana sobre o mundo. Sendo assim, cuidar do meio ambiente deve ser uma pauta de toda a sociedade.

Por isso, cabe a cada um de nós entender melhor como nossas escolhas afetam o planeta e compreender o que pode ser feito para minimizar tais efeitos sobre ele, garantindo assim um futuro melhor para as próximas gerações.

O que o conceito de sustentabilidade ambiental quer dizer

Em resumo, quando falamos em sustentabilidade ambiental, estamos nos referindo à capacidade de planejar o desenvolvimento de todos os seres humanos, garantindo a cada um deles suas necessidades básicas sem comprometer o acesso aos mesmos recursos nas gerações futuras.

Ou seja, do mesmo modo que a humanidade hoje pode contar com uma série de produtos e serviços graças ao meio ambiente, é necessário que haja uma harmonia na exploração de tudo isso.

Para ilustrar, basta pensar no ar, na água, nos alimentos ou na energia que temos no dia a dia. Sem cuidar do meio ambiente, tudo isso pode se esgotar em algum momento do futuro, tornando a vida na Terra mais difícil – ou até mesmo insustentável.

E nada disso é muito novo: o termo sustentabilidade da forma como conhecemos foi criado no final dos anos 1980. Apesar disso, ele já vinha sendo discutido em várias partes do mundo em meados dos anos 1960.

Com o tempo, e a urgência da questão ambiental, tal conceito foi ganhando cada vez mais espaço. Isso passou a exigir de pessoas, empresas e governos ações concretas para reverter a degradação da natureza.

Reduzir, reciclar e reutilizar para cuidar do meio ambiente

Se você se preocupa em cuidar do meio ambiente, quer contribuir com um presente e um futuro mais sustentável, mas não sabe muito bem por onde começar, a dica é seguir o princípio dos 3 R’s. Esse pode ser um caminho para repensar suas formas de consumo e de que forma elas causam impacto sobre o meio ambiente. Para isso, considere sempre a necessidade de:

Reduzir

Procure formas de diminuir a utilização de recursos naturais, principalmente ao determinar os produtos que você compra.

Isso vale para plásticos de uso único, como amostra. Que tal substituir as sacolas do mercado por uma bolsa retornável, por exemplo? Ao mesmo tempo, pode ser interessante optar por produtos duráveis, que podem ser utilizados por mais tempo.

Tal escolha reduz o descarte de resíduos e a necessidade de matérias-primas para a produção de novos itens. Esse raciocínio pode ser estendido também ao consumo de energia, combustíveis, alimentos e água.

Reutilizar

Nem sempre vai ser possível reduzir o consumo de determinados itens. Entretanto, há sempre a possibilidade de reutilizar, o nosso segundo R.

Nessas horas, reaproveitar potes e garrafas de vidro em outras funções que não aquelas da embalagem original pode ser um bom começo. Doar roupas e livros ou qualquer outro bem que não tem mais serventia para você, mas pode ser útil para alguém, também faz diferença.

A lógica aqui também é reduzir o descarte de resíduos, ao mesmo tempo em que se evita produzir um novo item com todas as consequências que isso tem.

Reciclar

Mesmo itens que não tenham mais utilidade para ninguém podem ter um destino melhor que o lixo. É aqui que entra o último R, de reciclagem.

Não custa lembrar que reciclar é o nome dado ao processo de transformar determinado material (uma latinha de alumínio, por exemplo) em matéria-prima para novos produtos (a latinha reciclada pode voltar ao mercado embalando outra bebida).

Com isso, em vez de ocupar espaço em aterros sanitários e lixões, os resíduos reciclados permitem que novos itens sejam fabricados sem precisar extrair novos materiais da natureza (como minérios, petróleo, água, etc.).

A reciclagem depende da coleta seletiva. Nela, cada resíduo precisa ser separado e encaminhado para a triagem e posterior processamento antes de retornar como algo novo. Muitas cidades já mantêm tais estruturas, mas em outras pode ser preciso procurar uma cooperativa e organizar a própria rotina de reunião do material reciclável.

O que a Allcare está fazendo para cuidar do meio ambiente

Na Allcare, um dos pilares que norteiam todas as ações é o cuidado. Pensando nisso, a preocupação com o meio ambiente e a sociedade não poderia ficar de fora. Desse modo, o nosso projeto de sustentabilidade busca cuidar do planeta e das pessoas da mesma maneira que cuidamos dos nossos clientes e colaboradores.

As iniciativas de sustentabilidade da Allcare têm como objetivo minimizar os impactos ambientais atuais e futuros de várias de nossas atividades e implementar ações práticas capazes de melhorar a vidas das pessoas. Para isso, já estão em funcionamento recursos como:

  • boleto sustentável, em que os clientes podem substituir a versão em papel do documento pela opção digital e contribuir com a compensação das emissões de carbono dos boletos impressos por meio do plantio de árvores.
  • hortas comunitárias para promover uma alimentação mais equilibrada e sustentável, combatendo a insegurança alimentar em comunidades de São Bernardo do Campo/SP. A iniciativa faz parte do projeto Infância Saudável e é conduzido em conjunto com o Instituto Melhores Dias.

No nosso site você confere mais sobre as práticas de sustentabilidade da Allcare e acompanha sempre o que estamos fazendo para cuidar do meio ambiente e das pessoas, sempre em prol de um futuro melhor.