17/11/2021

Estresse no trabalho: entenda os sintomas e veja 6 dicas de como evitar

Empresário cansado frustrado exausto trabalhando

Nos últimos anos, os cuidados com a saúde mental entraram cada vez mais em pauta nas campanhas de saúde, principalmente com o aumento dos casos de doenças emocionais, como estresse, ansiedade e depressão.

A rotina corrida é uma realidade para toda a população adulta e é também um dos grandes motivos por trás dessas síndromes, já que sentimos a pressão de equilibrar a vida social e familiar com os compromissos profissionais.

O Brasil é o segundo país mais estressado do mundo, diz o estudo da International Stress Management Association (ISMA), realizado em 2017. E o fator que mais gera esse estado, de acordo com 70% dos entrevistados, é o trabalho.

Muitas vezes o ambiente corporativo acaba exigindo a maior parte do nosso tempo e esforço emocional devido aos prazos e responsabilidades. Com o excesso de tarefas, o cansaço e a tensão de ser sempre produtivo, nossa saúde psicológica acaba diretamente afetada, podendo desencadear um quadro crônico de estresse no trabalho.

A Organização Mundial da Saúde afirma que uma má organização e gestão de seus projetos, um ambiente corporativo e/ou salário ruim e a falta de apoio de colegas e supervisores estão entre as experiências estressantes do dia a dia. Com o tempo, é muito provável que os sinais da síndrome psicológica conhecida como burnout comecem a aparecer.

Segundo a Universidade de Medicina de Harvard, algumas pesquisas, inclusive, apontam que ela vem sendo a porta de entrada para outros problemas sérios de saúde mental, como o transtorno depressivo em maior gravidade e o transtorno de ansiedade generalizada.

Como identificar o estresse no trabalho?

É importante esclarecer que se sentir estressado de vez em quando é perfeitamente normal. Mas, neste caso, os efeitos do estresse no trabalho não desaparecem ou amenizam quando você volta para casa. E esse estado de permanência é o que desgasta a nossa saúde mental e prejudica nosso organismo a longo prazo.

Nós disponibilizamos toda a nossa energia para realizar as tarefas e metas profissionais até esgotarmos esse recurso e ficarmos exaustos. Em paralelo, as medidas para lidar com o quadro nem sempre são as mais saudáveis. Pessoas estressadas tendem a comer mais – e priorizar alimentos não saudáveis –, além de fumar ou abusar de drogas e álcool.

Segundo a Associação Americana de Psicologia, a resposta do corpo vem na forma de:

  • Fadiga crônica;
  • Irritabilidade;
  • Aceleração cardíaca;
  • Liberação de adrenalina;
  • Dificuldade de concentração
  • Problemas gastrointestinais
  • Isolamento social
  • Ansiedade e depressão
  • Lapsos de memória e de concentração.

Além disso, ainda pode acarretar outros problemas simultâneos, como dores de cabeça e no estômago, distúrbios do sono, ganho de peso, pressão alta e enfraquecimento do sistema imunológico.

Todas essas alterações afetam a nossa tomada de decisões e produtividade até começar a gerar apatia e uma sensação de desespero e fracasso, com a perda da autoestima e da autoconfiança. Por isso, o estresse no trabalho também está diretamente associado a casos de ansiedade e de depressão.

5 dicas para reduzir o estresse no trabalho

De acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho, para controlar o estresse no trabalho e ter uma vida mais saudável é preciso reconectar-se consigo mesmo e buscar o equilíbrio no dia a dia. Confira 6 dicas simples que reunimos para te ajudar!

1. Organize bem o seu tempo para ter tempo para você

Em meio a tantas tarefas e atividades nunca se esqueça de sua maior prioridade: você mesmo. Com a mente descansada, absolutamente tudo que você se propuser a fazer, fará com enorme facilidade e atingindo melhores resultados. Pessoas bem-sucedidas conhecem seus limites, horários em que são mais produtivos, além disso, têm clareza de suas prioridades, aproveitando melhor o tempo e dedicando-se a si mesmas.

Organize-se de modo a realizar tarefas que demandem mais tempo ou energia logo no início do seu dia. Assim, ao final de um dia de trabalho você terá apenas tarefas mais suaves. Com isso, a sensação de prazer e alívio estará mais forte do que se colocasse todo o “peso” para resolver à tarde ou no final do dia.

2. Pratique meditação e utilize seus benefícios a seu favor

Uma pessoa em estado de meditação consome seis vezes menos oxigênio do que quando está dormindo.

Na organização de sua agenda, lembre-se de priorizar um tempo para essa prática. É o seu momento do dia para reabastecer suas energias e aumentar sua vitalidade para toda a semana. Comece com 2 vezes na semana, no começo parece difícil, mas com o tempo, se torna um prazer indescritível, um vício bom que mudará a sua vida para sempre.

3. Priorize uma boa alimentação

A sua alimentação é a base para você ter mais disposição. Na região do abdome fica um importante centro de energia do nosso corpo. É nele que as emoções, raiva, medo e estresse se localizam.

Beba muita água e prefira alimentos que contenham fibras (maçã), antioxidantes (gengibre), selênio (castanha do Pará) e vitamina C (limão), por exemplo. Quando o organismo está intoxicado é como se ele estivesse sujo de coisas que não são saudáveis e passa a gerar os radicais livres, que causam câncer, depressão, intestino inflamado, dores abdominais e fadiga.

O limão é rico em vitamina C, que elimina o radical livre que abre a porta para doenças. Além disso, ele acelera a digestão. O ideal é consumi-lo uma vez por dia.

O gengibre tem curcumina, principal ativo da cúrcuma usado para fazer açafrão, excelente fonte de ferro, manganês, fibras, cobre e potássio. É um anti-inflamatório natural que supera a aspirina e o ibuprofeno, além de proteger também o cérebro contra lesões oxidativas causadas pelos radicais livres.

A castanha do Pará é rica em selênio que atua principalmente na diminuição do estresse.

Já a maçã tem a pectina (que está na casca), um tipo de fibra, quando chega ao estômago forma um gel, que ajuda no trânsito intestinal, logo, ajuda a eliminar o que não pode ficar no corpo.

Não adianta nutrir o organismo com substâncias como selênio, zinco, que são extremamente importantes para os neurônios e esquecer da água. A água vai limpar, o limão ajudará no metabolismo dos alimentos.

4. Durma bem

O primeiro sintoma do estresse está diretamente ligado ao sono, segundo psiquiatras. Com o sono em dia você rende muito mais. Além disso, quem dorme bem tem controle emocional e consegue administrar o estresse diário.

Se tiver dificuldade para ter sono experimente algumas reprogramações emocionais. Você pode colocar as mãos sobre o abdome e inspirar em 3 segundos, reter o ar em 6 segundos e expirar em 9 segundos. A expiração mais lenta vai te ajudar a descontrair profundamente.

5. Controle sua respiração

A respiração é responsável por eliminar 80% das toxinas do corpo. Não é à toa que se diz: “conte até 10 antes de responder”. O que significa: respire fundo, organize as ideias e só assim responda. Pessoas ansiosas não respiram corretamente e agem por impulso.

Antes de alguma reunião, apresentação ou se você sente a respiração ofegante e rápida, tente parar um pouco e retomar a consciência através de uma técnica respiratória bem simples. Um dos é contar quatro segundos para cada fase da respiração e observar que quando você inspira, seu abdome deve ser projetado para fora e quando você expira seu abdome deve ser projetado para dentro.

Mentalmente você pode fixar a atenção na imagem de cada número enquanto os conta. É uma ótima forma de buscar uma concentração imediata e eliminar pensamentos negativos e consequentemente, tensões causadas por eles. A preocupação em excesso é o principal vilão da história de nossas vidas.

Porém, antes de você entender a respiração e sua atuação imediata, é importante conhecer seu corpo, entender como seu emocional está reagindo diante de situações adversas.

No entanto, se você continuar a experimentar sintomas de estresse no trabalho, vale também conversar com um psicólogo para entender como mudar seu comportamento e encontrar mais equilíbrio para a saúde mental.

O que você vai fazer pela sua saúde hoje? Clique aqui, printe a tela e conte pra nós o que você vai fazer!