Manter a equipe motivada é, sem dúvida, um desafio para muitos gestores, isso porque muitas empresas ainda não adotam algumas práticas simples que podem otimizar a relação dos colaboradores.
É necessário estar atento às necessidades individuais e nesse momento, é papel da organização atuar junto com os colaboradores e proporcionar uma melhoria na atuação do trabalho com o objetivo de superar qualquer necessidade com seriedade e serenidade.
Segundo a Fundação Educacional do Município de Assis, a maior dificuldade das organizações está em manter colaboradores motivados trabalhando na empresa por 02 anos ou mais.
Entre os motivos que mais se destacam quando o assunto é insatisfação por parte dos colaboradores, estão: má remuneração, horários inflexíveis, ambiente de trabalho, dificuldade na relação interpessoal com os demais colaboradores e por fim, a falta de reconhecimento profissional.
Para refletir sobre o comportamento do colaborador, é importante, sobretudo, entender qual é o papel do líder dentro de uma empresa. Bom, o papel do líder é de passar as tarefas aos seus subordinados de uma forma que eles se sintam motivados a realizá-las. E isso pode acontecer!
Uma boa relação ocorre quando os liderados estão interligados a seus líderes, uma vez que um precisa do outro para alcançar seus objetivos e realizar suas atividades. Os líderes precisam de seus liderados para a realização de metas, e vice-versa.
Dessa forma, separamos 6 ideias essenciais para que a sua equipe permaneça motivada.
Todo mundo gosta de ser reconhecido pelo bom trabalho realizado. Para além de motivar, um líder deve estar atento à produção do seu grupo.
Já imaginou trabalhar com uma equipe em que não há nenhum tipo de identificação? Sem dúvida isso refletirá no produto final. Criar um ambiente agradável é 100% importante na sua equipe.
Nada melhor do que ouvir a sua própria equipe para entender situações e também traçar metas.
Você contratou profissionais e são eles que vão fazer, de fato, as coisas aconteceram dentro da empresa, portanto, ouvir e refletir sobre as ideias dos colaboradores faz todo o sentido para o bom funcionamento dos trabalhos.
A cada 3 meses é importante que os colaboradores recebam feedbacks do seu trabalho. Isso resulta em uma motivação diária, onde os colaboradores também se sentirão à vontade para falar e expor sua opinião.
Atenção! Nada de traçar metas impossíveis de serem alcançadas. A equipe é formada por pessoas e não máquinas. É necessário envolvimento humano e compreensão com as limitações de todas as ordens que acontecem eventualmente.
Segundo estudos realizados pela Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), o líder não deve esquecer-se de elogiar as pessoas, além de proporcionar um crescimento relevante para a equipe, por meio do qual as habilidades técnicas e humanas trabalhem em harmonia.
Aqui vai uma dica superimportante: adotar práticas que realmente vão motivar e não dar apenas um gás temporário nos colaboradores. Isso faz toda a diferença para uma equipe motivada.
Para ver isso acontecer na prática, vale, por exemplo, ajudar nos custos de um curso profissionalizante e que agregue na correria do colaborador.
Arcar financeiramente com um curso não é um gasto e sim um investimento, já que o conteúdo pode ajudar no ambiente corporativo. Esse é o pensamento que todo líder deve ter.
Existem inúmeras formas para motivar a equipe, o importante é saber o que de fato impactará na vida do colaborador e poderá deixá-lo motivado para desempenhar um excelente trabalho na sua empresa. Afinal, o que é capaz de motivar uma pessoa?
Confira agora as principais características de equipes realmente motivadas.
Há compromisso e procuram participar de todas as ações da empresa, internas ou externas. Os colaboradores fazem seu trabalho e apoiam outras áreas.
Sabe aquele colaborador que traz a responsabilidade para si? Pois é, essa é uma característica forte de uma equipe realmente motivada.
A motivação está diretamente ligada à criatividade e inovação. Uma equipe motivada sempre busca saídas para superar um resultado já positivo ou contornar uma situação não tão positiva assim.
Colaboradores motivados gostam de comentar sobre o que estão fazendo, compartilhar experiências, histórias da empresa e o que ela tem conquistado.
Em pleno século XXI, não ouvir o colaborador de forma alguma não é uma opção. Em meio às constantes e vertiginosas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, manter-se sempre próximo às pessoas que formam a sua equipe, é uma necessidade.
Gostou deste conteúdo? Confira mais conteúdos sobre saúde e gestão.