08/12/2021

Confira 7 dicas para criar e atingir suas metas de saúde em 2022

Homem correndo e atingindo sua meta

O fim do ano está chegando e, com ele, aquela vontade de renovar as promessas e entrar com o pé direito em 2022. Este é o momento que todo nós paramos para avaliar o que podemos fazer diferente e melhorar, nos comprometendo com algumas mudanças.

Constantemente, entre todos os objetivos e planos que podem ser colocados no papel, muita gente inclui também novas metas de saúde. Ou seja, ações e pequenas adaptações na rotina que podem ajudar a ter uma vida mais saudável e repleta de bem-estar.

Começar o ano cuidando mais de si mesmo é uma ótima decisão e, com certeza, necessário para a sua qualidade de vida. A princípio, parece até uma tarefa fácil. Porém, a maior parte da população acaba desistindo e voltando rapidamente a velhos hábitos.

Afinal, não basta apenar ter vontade. Ser saudável requer uma certa disciplina e comprometimento, além de se basear em informações confiáveis e orientações profissionais. Muita gente ainda não sabe por onde começar! Por isso, separamos 7 dicas práticas para te ajudar a criar e atingir suas metas de saúde em 2022.

Como ser mais saudável em 2022?

Ter saúde não é só apresentar bons resultados nos exames e não ter diagnóstico de doenças. Significa um bem-estar geral, incluindo o físico, mental e social. E se associa com o que comemos, sentimos e como nos relacionamos conosco e com o próximo. Então, ao criar suas metas de saúde, é preciso pensar no todo. Mas, ao mesmo tempo, ter calma ao colocá-las em prática gradativamente.

1. Faça planos para pequenas mudanças

O Departamento de Saúde do Estado de Queensland, na Austrália, lançou uma iniciativa para conscientizar a população sobre uma vida mais saudável e feliz. Segundo seus especialistas, por mais irônico que soe, a melhor maneira de começar é dar o primeiro passo.

Em outras palavras, você não precisa trocar todos os seus hábitos de uma só vez, somente dar o primeiro passo e ir se adaptando. Principalmente quando estamos a muito tempo em uma mesma rotina não saudável, nosso organismo pode sentir bastante algumas mudanças, como as restrições alimentares ou o abandono de vícios nocivos.

Então, experimente traçar planos simples diante das suas metas de saúde, sem colocar uma pressão sob si mesmo. Primeiro, escolha quais adaptações você está pronto para colocar em prática. E torne essas escolhas positivas ou a chance de você desistir no meio do caminho é muito maior.

2. Prepare um cardápio para a semana

Comer de forma saudável e equilibrada, com certeza, é uma das primeiras metas de saúde na lista de muita gente. Por ser um dos hábitos mais importantes para a prevenção de doenças e qualidade de vida, sabemos que essa é uma das prioridades de mudança. Mas, também, uma das campeãs quando o assunto é desistência.

Evitar a ingestão de doces, congelados e industrializados, dando preferência aos alimentos naturais e nutritivos não precisa ser complicado e nem uma repetição na rotina. Então, que tal procurar receitas diferentes, se aventurar na cozinha e preparar um cardápio saboroso por semana? Assim, com um pouco de organização e criatividade, se alimentar bem se torna um prazer divertido.

3. Movimente-se!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. Logo, as atividades realizadas durante o trabalho, tarefas domésticas e lazer podem contribuir para construção de um corpo ativo e não sedentário.

Ainda assim, a recomendação é que você pratique um exercício físico que te agrada e faça treinos de fortalecimento. Porém, você pode começar com pequenos hábitos, como trocar o elevador pelas escadas, ir de bicicleta para o trabalho ou praticar algum esporte recreativo com os amigos. Tudo isso te ajudará a movimentar-se e se sentir mais motivado para encarar os exercícios mais intensos.

4. Organize a sua agenda anual de check-ups

Para levar uma vida mais saudável é preciso estar com a saúde geral em dia. Isso significa realizar os exames preventivos e ter os acompanhamentos médicos necessários para o seu quadro clínico e/ou idade. Porém, como se lembrar todos os anos desse compromisso?

Para 2022, nossa dica é utilizar os mesmos métodos que organizam o resto da sua vida. Agenda, aplicativos, lembretes, qualquer opção fácil que possa te lembrar dos exames médicos ou acompanhamentos que sejam necessários. Dessa forma, você garante estar bem para cumprir todas as suas outras metas de saúde.

5. Encontre um momento para você

Todos podem concordar que existem momentos em nossa rotina que nós precisamos de um tempo de descanso. Portanto, nada melhor do que separar umas horas semanalmente para você fazer algo de que gosta e se desconectar de seus compromissos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, esvaziar a mente e esquecer suas preocupações por alguns instantes é fundamental para recarregar as energias. Isso vai te ajudar a pensar nas suas prioridades, sentimentos e hábitos, além de tirar a pressão de ter que dar conta de todas as suas metas. Se agradar e relaxar também devem fazer parte delas!

6. Coloque seus sentimentos na balança

Você sabia que muitos dos nossos hábitos ruins podem estar relacionados com as nossas emoções? Por exemplo, a fome emocional, que nos leva a comer mais e escolher alimentos mais doces ou gordurosos. Bem como o estado de estresse, que também pode deixar nosso corpo debilitado.

Especialistas da Mayo Clinic afirmam que, para manter seu foco e viver de forma mais saudável, é preciso dar atenção à sua saúde mental. Quando nos sentimos bem conosco e com o nosso cotidiano, ficamos mais dispostos e motivados para seguir com nossos objetivos.

7. Peça ajuda!

Ao contrário do que muitos pensam, ninguém precisa lidar com todas as mudanças sozinho. Inclusive, é recomendado que você receba orientações de um especialista para traçar algumas de suas metas de saúde. Ele pode te ajudar nas adaptações alimentares, físicas e emocionais.

Vale ainda convidar a família e os amigos para se juntarem a você na conquista dos seus novos hábitos e começarem juntos uma nova rotina saudável. Ter companhia é sempre uma boa forma de incentivo.

Gostou das nossas dicas? Confira mais artigos sobre saúde e bem-estar aqui!