Conheça a adenoide e quais os problemas de saúde associados a essa glândula

Paciente homem, branco, sentado em maca, contando para médico sobre sintomas relacionados com adenoide e apontando para nariz

Diferente do que muitos pensam, adenoide não é o nome de uma doença, mas sim de uma estrutura natural do nosso organismo. Mas você sabe o que ela é? Continue lendo e saiba tudo sobre essa glândula.

O que é adenoide?

As adenoides são um par de glândulas que têm um papel crucial no combate a infecções, principalmente em crianças. Elas também são conhecidas como carne esponjosa, pois são duas massas de tecido esponjoso que se localizam ao fundo da nossa garganta, mais especificamente no final e acima do céu da boca (palato), na nasofaringe posterior. Por isso, não é possível observá-las ao abrir a boca.

Sua função é produzir linfócitos e anticorpos, ajudando na defesa contra microrganismos que entram no corpo pela respiração ou pela boca. Por isso, essas glândulas crescem na infância, atingindo seu pico entre 3 e 6 anos e regredindo de tamanho após os 8 anos de idade, pois o sistema imunológico das crianças ainda está em desenvolvimento.

Apesar de ser um sistema de defesa natural do nosso organismo, se houver um crescimento exagerado das glândulas, elas podem comprometer a qualidade de vida do paciente.

Problemas comuns associados à adenoide

Crescimento exagerado e inflamação da glândula

A chamada adenoide hipertrófica é uma das principais causas de obstrução nasal em crianças. Esse crescimento exagerado acontece quando a criança apresenta repetidas infecções de garganta, muitas crises alérgicas, sangramento nasal recorrente e infecções de ouvido.

Como resultado, a hipertrofia frequente da adenoide pode ocasionar inflamação da glândula (adenoidite).

Além disso, a hipertrofia e a inflamação recorrentes podem causar:

  • Prejuízos no desenvolvimento da fala e da respiração;
  • Problemas no desenvolvimento da estrutura dentária.
  • Infecções no ouvido médio (otite);
  • Sinusite e rinite persistentes;
  • Amigdalite e faringite recorrentes.

É preciso ressaltar que a respiração oral causa prejuízos ao desenvolvimento facial e dentário, além de apresentar riscos à saúde, pois o nariz tem a função de filtrar e tratar o ar inspirado. Dessa forma, quando a respiração ocorre pela boca, o ar vai para os pulmões sem ser tratado. Por isso, é comum que crianças com hipertrofia da adenoide apresentem infecções pulmonares ou crises de bronquite frequentes.

Com relação ao desenvolvimento dentário, devido à dificuldade em respirar pelo nariz, a criança tende a jogar a língua para frente e para cima para aumentar a passagem de ar. Por isso, é comum ocorrer uma protrusão dentária e um palato mais curvado, comprometendo toda a dentição infantil.

Sintomas

Os sintomas mais comuns que indicam problemas na adenoide são:

  • Dificuldade em respirar pelo nariz (respiração oral) e, consequentemente, lábios rachados e boca seca;
  • Secreção nasal com muco e/ou pus;
  • Ronco;
  • Apneia do sono;
  • Voz anasalada;
  • Mau hálito;
  • Coriza persistente;
  • Sono irregular e com muitos pesadelos;
  • Respiração desordenada;
  • Dores de ouvido recorrentes;
  • Audição abafada.

A princípio, o diagnóstico ocorre através de avaliação clínica dos sintomas. Mas, caso necessário, um raio-x ou endoscopia nasal podem confirmar a suspeita clínica.

Quando a cirurgia de adenoide é indicada?

A indicação da cirurgia de remoção de adenoide (adenoidectomia) leva em consideração crianças que possuem sintomas que atrapalham muito sua qualidade de vida e bem-estar e adolescentes e adultos cujas glândulas não diminuíram de tamanho.

Por exemplo, a adenoidectomia é indicada em casos de otite de repetição, perda auditiva, obstrução nasal grave que não permite a respiração pelo nariz e depois que o tratamento farmacológico não apresenta resultados.

A cirurgia é um procedimento rápido, realizado sob anestesia geral e feita por um otorrinolaringologista. Geralmente, ao realizar a retirada da adenoide, as amídalas também são removidas, mas não é obrigatório. A recuperação pós-cirúrgica ocorre entre 2 e 3 dias.

Além disso, é preciso reforçar que após a remoção da adenoide, não há risco de aumentar a frequência de infecções, gripes e outras doenças do sistema respiratório. Pelo contrário, com a remoção do foco infecioso e desobstrução nasal, a saúde e a qualidade de vida melhoram.

Para os demais casos, o tratamento inclui o uso de antibióticos e corticoides durante as crises.

Cuidados após cirurgia

Crianças se recuperam melhor do que adultos após a adenoidectomia. No entanto, alguns cuidados tornam esse processo mais fácil para ambos:

  • Alimentação líquido-pastosa fria ou gelada nos três primeiros dias;
  • Repouso por 7 dias;
  • Evitar o contato da escova de dentes e não bochechar ou gargarejar com força nos 3 primeiros dias;
  • Não realizar atividades vigorosas, como natação e futebol, por exemplo, por 30 dias, ou até a completa cicatrização.

Lembre-se de sempre consultar um médico otorrinolaringologista e seguir apenas o recomendado por ele. Não se automedique.

Fique por dentro de assuntos diversos sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida no nosso blog. A Allcare cuida da sua saúde, da sua família e da sua empresa.


Seja um cliente Allcare