O que é uma zoonose e como prevenir a transmissão desse tipo de doença?

Cachorro latindo de forma agressiva

Nem sempre o contato entre animais (selvagens ou domésticos) gera consequências positivas. Exemplo disso são os diferentes males passados através da interação entre as espécies. Por isso, compreender o que é zoonose é fundamental para prevenir problemas e fortalecer a saúde de todos.

Se você tem dúvidas sobre quais são as características das zoonoses, quais os principais riscos envolvendo esse tipo de enfermidade e o que pode ser feito para ampliar a prevenção, acompanhe este conteúdo até o final.

O que determina se uma doença é uma zoonose

Na prática, as zoonoses (também chamadas de doenças zoonóticas) são enfermidades transmitidas de animais para humanos, sobretudo através da propagação de vírus, bactérias ou outros microrganismos. E isso é mais comum do que se imagina.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, existem mais de 200 zoonoses conhecidas. Com isso, estima-se que 6 a cada 10 infecções que afetam os humanos têm relação direta com a disseminação dos patógenos através dos animais.

Existem também doenças zoonóticas que hoje em dia não são mais transmitidas pelo contato com animais, mas que em algum momento passaram por essa etapa.

Tal mudança acontece quando um microrganismo que só infecta animais “aprimora” sua capacidade de proliferação e passa a atingir humanos. A partir de então, ele passa a se disseminar entre as pessoas sem depender de outra espécie.

Entre exemplos de enfermidades zoonóticas que sofreram tal modificação estão diferentes cepas da gripe e o vírus Ebola. Além disso, existe uma forte suspeita que o vírus causador da Covid-19 tenha passado por processo similar (embora não se tenha certeza de qual animal tenha sido o responsável por carregar o Sars-Cov-2 antes do “salto” entre espécies).

As principais formas de transmissão de uma zoonose

São vários os mecanismos pelos quais os microrganismos que provocam as zoonoses podem se proliferar de animais para humanos. Os principais deles são:

  • Por contato direto, seja por meio de mordidas ou arranhões ou através dos fluidos corporais do animal infectado (como saliva, sangue, urina etc.).
  • Por contato indireto, através da interação com áreas onde os animais circulam ou com objetos infectados.
  • Por meio de vetores, como os mosquitos que disseminam patógenos através de picadas.
  • Por meio da comida infectada, como carnes ou leite sem a devida pasteurização.
  • Por meio da água, quando o líquido é contaminado pelo contato com fezes ou urina de animais transmissores de doenças.

Veja também: Em que situações você deve procurar um médico infectologista?

As zoonoses mais conhecidas no Brasil

doenças que circulam somente em determinadas localidades, por conta de uma série de fatores. De qualquer maneira, as zoonoses mais frequentes em território brasileiro são:

  • Raiva, infecção viral transmitida pela mordida/lambida de animal infectado. É quase sempre fatal, mas há opções de vacina/profilaxia.
  • Febre amarela, dengue, chikungunya e zika, provocadas por vírus da mesma família e transmitidas pela picada do Aedes Aegypti devidamente infectado.
  • Leptospirose, que surge a partir do contato com água contaminada com bactérias presentes na urina dos ratos.
  • Leishmaniose, moléstia parasitária provocada pela picada do mosquito-palha e que pode levar à morte.
  • Toxoplasmose, doença causada por um protozoário que infecta indivíduos por meio de água contaminada ou das fezes de animais domésticos (sobretudo gatos).
  • Febre maculosa, infecção bacteriana transmitida por carrapatos infectados.
  • Brucelose, outra infecção bacteriana, mas que se prolifera pelo contato com animais infectados ou consumo de laticínios e carnes infectadas.

As principais estratégias de prevenção das doenças zoonóticas

Algumas zoonoses contam com vacinas altamente eficientes, que fornecem a prevenção necessária contra a infecção (como é o caso da raiva).

Enquanto isso, outras dependem do controle de vetores. É o que acontece com a dengue, por exemplo: eliminar o mosquito impede a sua disseminação. Além disso, outras recomendações gerais básicas englobam:

  • Controle de animais domésticos ou criados para fins agropecuários.
  • Manutenção adequada dos padrões de conservação e distribuição de alimentos e água potável.
  • Preservação da fauna e da flora natural, já que isso reduz a chance da interação frequente entre humanos e animais selvagens.
  • Campanhas de conscientização sobre os riscos das zoonoses, incluindo mensagens sobre o que fazer diante de determinados contatos com animais (após uma mordida, por exemplo).

Em suma, entender o que é uma zoonose reforça como as interações entre humanos e animais podem ser proveitosas em diferentes contextos, mas oferecem riscos que precisam ser bem compreendidos diante da ameaça que oferecem à saúde.

Quer conhecer uma forma simples de prevenir vários tipos de infecção? Então saiba como lavar as mãos corretamente.