O que pode ser dor nas costas? Entenda 7 causas

Mulher sentada sentindo dor nas costas

A lombalgia não escolhe idade. Ou seja, afeta crianças, jovens, adultos e idosos. Mas apesar de ser um problema comum, é preciso estar atento sobre o que pode ser dor nas costas.

A dor nas costas ou lombalgia é quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia.

A lombalgia não é uma doença. É um tipo de dor que pode ter diferentes causas, algumas complexas, porém, na maioria das vezes o problema não é sério.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, cerca de 80% das pessoas têm dor na lombar pelo menos uma vez na vida.

É a segunda causa mais comum de consultas médicas gerais, só perdendo para o resfriado comum.

Entre 65% e 80% da população mundial desenvolve dor na coluna em alguma etapa da vida mas, na maioria dos casos, há resolução espontânea.

Entenda o que pode ser dor nas costas

Ascausas de dor nas costas podem ser inúmeras e nem sempre essa dor é sintoma de alguma doença.

Durante a pandemia, o número de pessoas que estão sofrendo com a lombalgia aumentou significativamente, devido à falta de adequação e ergonomia do ambiente da casa para o trabalho, além do aumento de estresse e maior tempo em frente às telas de computadores.

Confira as principais causas de dor nas costas:

1. Má postura

Causada por uma má posição para se sentar, para se deitar, para se abaixar no chão ou para carregar algum objeto pesado.

2. Excesso de exercícios físicos

Muito tempo de exercício físico ou excesso de carga durante a atividade realizada de maneira inadequada podem causar lesões e dores nas costas.

3. Sedentarismo

Assim como o excesso de exercícios pode ser prejudicial para a saúde, a falta dele também pode. É preciso buscar o equilíbrio na prática das atividades físicas.

4. Obesidade

O excesso de peso faz com que o centro de gravidade da coluna se desloque para frente, desequilibrando a estrutura corporal, o que aumenta as chances de degeneração do disco vertebral da coluna lombar, causando dores.

5. Colchão

Colchões muito velhos ou feitos com materiais de baixa qualidade não garantem a sustentação do corpo, além de não assegurar o conforto necessário para uma boa noite de sono.

6. Estresse

A liberação dos hormônios ligados ao estresse aumenta a percepção da dor, além de causar tensionamento muscular que reduz a oxigenação do sangue para os tecidos.

7. Problemas de saúde

Fraturas, lesões, degeneração dos discos da coluna e pinçamentos nos nervos são alguns problemas associados à dor de coluna. Outros quadros, como apendicite, pedras nos rins, pedras na vesícula, câncer e infecções, também podem causar dores na região dorsal do corpo.

Como aliviar a dor nas costas?

Agora que você já sabe o que causa dor nas costas, confira a seguir alguns hábitos importantes para preveni-la:

  • Procure relaxar, encontre uma posição confortável que faça você se sentir descansado;
  • Evite ficar em uma mesma posição por muito tempo. Faça pausas no trabalho de, ao menos, duas em duas horas;
  • Massageie, o ideal é que seja durante o banho, utilizando água morna, isso possibilitará que a musculatura relaxe;
  • Reduza o estresse, pratique atividades que te deixem tranquilo;
  • Alongue-se, o alongamento alivia a tensão muscular;
  • Mantenha o peso sob controle;
  • Não fume, pois o cigarro colabora para a degeneração dos discos da coluna;
  • Durma de lado. Se repousar de barriga para cima, opte por um travesseiro mais fino e um outro para ser colocado abaixo dos joelhos, de modo que as pernas fiquem levemente flexionadas;
  • Tenha cuidado ao levantar peso ou pegar algo que tenha caído no chão. Flexione os joelhos ao realizar os movimentos, além de usar a força do abdômen e das coxas.

Quando procurar um especialista?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, independentemente da duração da dor, o indicado éque a pessoa procure um especialista em Ortopedia e Traumatologia para avaliar a gravidade do problema e iniciar o tratamento assim que surgirem sintomas.

O médico tem papel fundamental no diagnóstico e necessita sobretudo de uma história detalhada da dor, fatores associados e um exame físico meticuloso para um correto diagnóstico.

Gostou deste texto? Então confira mais conteúdo de saúde aqui.