Saiba tudo sobre a fisioterapia, quando fazer e 8 indicações para procurar um fisioterapeuta

Close up do fisioterapeuta trabalhando com o paciente na cama

A fisioterapia surgiu no Brasil em 1879 e desempenha um papel vital na recuperação e no bem-estar dos indivíduos, ao combinar técnicas manuais e conhecimentos científicos para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Apesar de ser muito associada à ortopedia, a fisioterapia serve para várias outras áreas. Continue a leitura e entenda para que serve a fisioterapia e as diversas indicações para procurar um fisioterapeuta.

Para que serve fisioterapia?

A fisioterapia é uma área da saúde que serve para promover a reabilitação e o bem-estar físico de indivíduos por meio de técnicas terapêuticas, exercícios físicos e outras abordagens não medicamentosas.

Ela é amplamente utilizada para tratar lesões musculoesqueléticas, distúrbios neurológicos, respiratórios e cardíacos, por exemplo. Mas sempre visando melhorar a função física, aliviar a dor, restaurar a mobilidade e otimizar a qualidade de vida dos pacientes.

Inclusive, em alguns casos, a fisioterapia pode ajudar a evitar a necessidade de cirurgia, principalmente em lesões musculoesqueléticas menores. No entanto, cada caso é único e só um profissional pode determinar o tratamento adequado.

Portanto, o tratamento fisioterapêutico é individual e personalizado para o quadro do paciente, levando em consideração suas limitações e capacidades.

Além disso, não existe um tempo certo de recuperação e tratamento fisioterapêutico. Em muitos casos, é possível observar melhorias significativas após algumas semanas de tratamento regular, mas tudo vai depender da condição tratada e do comprometimento do paciente.

A fisioterapia não deve ser dolorosa, mas certos exercícios ou técnicas podem causar algum desconforto temporário durante o processo de reabilitação. Então, comunique qualquer dor ou desconforto ao fisioterapeuta para que ajustes possam ser feitos.

Benefícios da fisioterapia

Agora que você já sabe para que serve a fisioterapia, vamos aos benefícios:

  • Reabilitação de lesões nos ossos e músculos, como entorses, fraturas, luxações e tendinites;
  • Alívio da dor crônica, aguda ou pós-operatória;
  • Melhoria da mobilidade e flexibilidade, facilitando os movimentos e prevenindo a rigidez muscular;
  • Recuperação e fortalecimento de músculos enfraquecidos ou atrofiados;
  • Prevenção e tratamento de distúrbios posturais, ajudando a corrigir desequilíbrios e prevenir lesões;
  • Melhoria da função respiratória em casos de doenças pulmonares, como asma ou fibrose cística;
  • Reabilitação de distúrbios neurológicos, como acidente vascular cerebral (AVC) ou lesões na medula;
  • Aumento da capacidade cardiovascular e condicionamento físico geral;
  • Redução do estresse e da ansiedade, proporcionando um efeito relaxante e bem-estar geral;
  • Educação e orientação ao paciente sobre autocuidado e prevenção de lesões futuras.

Veja também: O que pode ser dor nas costas? Entenda 7 causas

8 indicações para fazer fisioterapia

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), as especialidades reconhecidas dentro da fisioterapia são várias. Por isso, a fisioterapia serve não só para o tratamento, como no caso da fisioterapia ortopédica, mas também em acupuntura, esportiva, respiratória, neurofuncional e muito mais.

1. Recuperação pós-operatória

Após uma cirurgia, pode ser necessário restaurar a força muscular, a mobilidade e a flexibilidade, por exemplo. Portanto, um fisioterapeuta pode ajudar a criar um plano de reabilitação personalizado para acelerar a recuperação e minimizar o risco de complicações.

2. Fisioterapia para o períneo

O períneo é uma região do corpo que engloba os músculos entre o ânus e a genitália. Nesse caso, a fisioterapia pode ser indicada para fortalecer e reabilitar os músculos do períneo, principalmente em mulheres que passaram por partos vaginais, pessoas com incontinência urinária ou fecal e indivíduos com disfunções sexuais. Então, os exercícios e técnicas utilizados visam fortalecer e melhorar o controle desses músculos, promovendo uma melhor qualidade de vida.

3. Lesões esportivas

A fisioterapia é uma escolha que serve para o tratamento de lesões esportivas, pois pode ajudar a reduzir a dor, melhorar a função muscular e acelerar o processo de cura.

4. Dor crônica

Para o tratamento da dor crônica, o fisioterapeuta pode utilizar técnicas como terapia manual e eletroterapia, por exemplo, para aliviar a dor e fortalecer os músculos ao redor da área afetada.

Confira: Conheça a importância do alongamento e 3 dicas de exercícios para a lombar

5. Fisioterapia pré-parto, parto e pós-parto

Antes do parto, a fisioterapia ajuda a fortalecer a musculatura do assoalho pélvico. Durante o parto, a fisioterapia auxilia na adoção de posições adequadas e na utilização de técnicas de alívio da dor, proporcionando um processo mais confortável. No pós-parto, ela contribui para a recuperação da musculatura abdominal, perineal e lombar, promovendo a reabilitação e o bem-estar nesse momento delicado.

6. Doenças neurológicas

A fisioterapia também serve para pacientes com doenças neurológicas, como acidente vascular cerebral (AVC), doença de Parkinson ou esclerose múltipla, por exemplo. Pois ela melhora a coordenação motora, a mobilidade e a independência funcional. Além disso, a fisioterapia também pode auxiliar no controle dos sintomas e no gerenciamento das complicações associadas a essas doenças.

Veja: Saiba tudo sobre a Doença de Parkinson: sintomas, causas, diagnóstico e tratamento

7. Problemas ortopédicos

Os problemas ortopédicos, como osteoartrite, hérnia de disco e escoliose, podem causar dor e limitações físicas. Então, a fisioterapia ajuda a fortalecer os músculos ao redor das articulações afetadas, melhorar a postura e aliviar a dor.

8. Prevenção de lesões

Além de tratar lesões existentes, a fisioterapia também desempenha um papel importante na prevenção. Por exemplo, um fisioterapeuta pode realizar uma avaliação física completa, identificar áreas de fraqueza ou desequilíbrio e desenvolver um programa de exercícios personalizado para fortalecer o corpo e reduzir o risco de lesões futuras. Essa abordagem proativa é benéfica principalmente para atletas, idosos e pessoas com problemas motores.

Leia também: Vai começar a praticar exercícios físicos? Entenda a importância da avaliação física

Agora que você já sabe para que serve a fisioterapia e quando procurar um profissional, aproveite os benefícios e conquiste uma vida mais ativa e livre de limitações físicas.

Acompanhe o blog Allcare e não perca os nossos conteúdos sobre saúde e bem-estar.