Para que serve ioga? 12 motivos para praticar

Duas mulheres e dois homens praticando exercício em aula de ioga

Uma vez que se popularizou, seja como uma prática física ou uma ferramenta de bem-estar mental, muitas pessoas já se perguntaram “para que serve ioga?”. Ou então, “de onde surgiu essa prática?”.

A ioga é uma prática transformadora e contribui ativamente para o bom funcionamento do organismo. De acordo com o Ministério de Ayurveda, Yoga e Naturopatia, Unani, Siddha e Homeopatia (Ayush) da Índia, país onde a atividade se originou, são pelo menos 5 mil anos de tradição de uma atividade que vai além de um simples exercício físico.

É considerada uma filosofia de vida que tem como objetivo a união da mente (gyana ioga), corpo (karma ioga), emoções (bhakti ioga) e energia (kriya ioga) por meio de técnicas de respiração, meditação e movimentação do corpo.

Por trabalhar ativamente para melhorar a qualidade de vida física e mental, a ioga se popularizou bastante no mundo ocidental. No Brasil, ela se tornou febre a partir da metade do século passado.

Atualmente, não é raro encontrar academias e centros especializados que trabalham seus pilares. No conteúdo a seguir, explicamos para que serve a ioga e benefícios dessa atividade que são bons motivos para começá-la amanhã.

Para que serve a ioga?

A ioga é amplamente requisitada por quem busca encontrar o equilíbrio da mente e do corpo. E, de fato, a atividade contribui bastante para esse propósito.

Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine indica que a prática da ioga proporciona uma série de benefícios ao organismo, especialmente para a saúde mental.

Isso acontece porque a atividade física contribui para a regulação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA) e do sistema nervoso simpático (SNS), estruturas que são muito associadas ao estresse.

Além disso, a ioga é fisicamente benéfica, uma vez que contribui para o fortalecimento do corpo e potencializa nosso condicionamento físico.

Leia também: Conheça a importância do alongamento e 3 dicas de exercícios para a lombar

12 benefícios da ioga

Nesse sentido, os benefícios da ioga se tornam bons motivos para que a atividade entre na sua rotina. Entre eles a/o:

  1. Aumento da flexibilidade do corpo;
  2. Fortalecimento da musculatura;
  3. Alívio e prevenção de dores;
  4. Melhora do equilíbrio;
  5. Trabalho do autoconhecimento;
  6. Prevenção da obesidade;
  7. Controle da diabetes;
  8. Melhora da respiração;
  9. Prevenção de doenças cardiovasculares;
  10. Redução dos níveis de cortisol;
  11. Prevenção da depressão;
  12. Fortalecimento do sistema imunológico.

Indicações e contraindicações da ioga

A ioga é acessível para a maioria das pessoas, independentemente da faixa etária. Em grávidas, por exemplo, a ioga contribui para o manejo do estresse, o fortalecimento de regiões do corpo (costas e pernas, por exemplo) que são mais requisitadas em gestações, além de ajudar na respiração (que costuma ser prejudicada na gravidez). Crianças e idosos se beneficiam da atividade por ela ajudar na mobilidade e na cognição.

Porém, como qualquer atividade física, é preciso verificar com um profissional de saúde (médicos e professores de educação física) se o seu corpo apresenta alguma contraindicação. O cuidado vale principalmente para pessoas com alguma doença ou condição cardíaca e ortopédica (como a osteoporose).

Leia mais: Vai começar a praticar exercícios físicos? Entenda a importância da avaliação física

Como começar a praticar ioga

Se a sua intenção é trazer a atividade para a rotina, vale atentar-se a algumas dicas para colocar essa vontade em prática.

Em primeiro lugar, converse com o seu médico e professor de educação física para entender se existe alguma contraindicação para o seu caso e como a atividade pode ser incorporada em seu dia a dia.

Variações ioga

Depois, escolha qual é a variação de ioga que melhor atende seu corpo e objetivos. São elas:

  1. Hatha: mais tradicional e conhecido, trabalha com posturas, sequências e ritmo mais tranquilos, aumentando a força muscular e a flexibilidade;
  2. Vinyasa: lembra uma dança por trazer movimentos que se combinam em uma sincronia de respiração e movimentos;
  3. Ashatanga: deriva do hatha, sendo considerado uma variação mais intensa da ioga e que traz séries de posturas fixas, contribuindo para a concentração, condicionamento físico e flexibilidade.
  4. Iyengar: nessa abordagem, o objetivo é manter-se por mais tempo nas posições sugeridas, ajudando no alongamento e alívio de dores nas costas;
  5. Baby: voltada para mulheres com bebês, ajudando a fortalecer o corpo e a mente no puerpério;
  6. Kundalini: trabalha essencialmente a consciência por meio da meditação;
  7. Bikram: muito trabalhada no chamado hot yoga, modalidade na qual a atividade é realizada em salas aquecidas a mais de 40ºC e com umidade em 40%;
  8. Jivamukti: estilo mais contemporâneo, trabalha não só os fundamentos da ioga, mas também a empatia;
  9. Restaurativa: usa materiais de apoio para a prática terapêutica, como almofadas.

Então, agora que você já sabe para que serve ioga, seus benefícios e como praticar, reserve uma parte da casa que tenha espaço para seus movimentos. E lembre-se sempre de escolher roupas confortáveis, que não atrapalhem os movimentos do corpo.

Gostou? Continue por dentro de assuntos diversos sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida no nosso blog. A Allcare cuida da sua saúde, da sua família e da sua empresa.