O teste do pezinho é um exame realizado em recém-nascidos, que serve para detectar doenças genéticas e metabólicas que podem causar danos graves e irreversíveis à saúde do bebê, se não tratadas precocemente. Para se aprofundar no assunto, continue a leitura e saiba tudo sobre o teste do pezinho e a importância de realizá-lo.
O teste do pezinho é um exame laboratorial que serve para detectar precocemente doenças genéticas e metabólicas que podem afetar a saúde do bebê. Ele tem esse nome porque a coleta do sangue é feita por meio de uma picadinha no calcanhar.
O teste do pezinho é crucial, pois permite o diagnóstico e tratamento precoce de doenças graves, antes que elas causem danos irreversíveis à saúde do bebê. Além disso, o teste do pezinho é obrigatório por lei em todo o Brasil e seu resultado é fundamental para a emissão do registro de nascimento do bebê.
O teste do pezinho detecta diversas doenças genéticas e metabólicas, por exemplo:
Todas essas doenças são graves e podem causar danos irreversíveis à saúde do bebê se não forem tratadas precocemente.
Para realização do teste do pezinho, é preciso coletar a amostra em um laboratório especialista em análises clínicas. A data ideal para a coleta é a partir do 3.º dia de vida do bebê, mas no máximo até o 5.º dia de vida.
Coletar no período correto é fundamental porque o hipotireoidismo congênito, a hiperplasia adrenal congênita e a fenilcetonúria têm início muito rápido dos sinais e sintomas. Dessa forma, é possível tratar as doenças o mais cedo possível, aumentando as chances de sucesso e reduzindo os danos à saúde do bebê.
Durante a coleta, realiza-se uma pequena picada no calcanhar do bebê, em seguida, transferem-se as gotas de sangue para um papel filtro. O resultado do exame fica pronto em aproximadamente de 15 dias.
O teste do pezinho também serve para bebês prematuros, que também devem realizar o exame entre o 3.º e 5.º dia de vida, mas com a diferença de que haverá uma nova convocação para realizar o exame entre a 2.ª e 6.ª semana de vida.
Se o resultado do teste do pezinho der positivo para alguma doença, os pais devem procurar imediatamente um(a) médico(a) especialista na área para iniciar o tratamento, pois é para isso que serve o exame. Assim, o(a) médico(a) irá avaliar o resultado e, se necessário, solicitará novos exames para confirmar o diagnóstico.
O tratamento das doenças detectadas pelo teste do pezinho varia de acordo com a doença em questão. Mas, em geral, quanto mais cedo o início, maior garantia da eficácia do tratamento e redução dos danos à saúde do bebê.
Por exemplo, no caso do hipotireoidismo congênito, o tratamento é simples e acessível, mas exige a supervisão de um médico especialista. Por outro lado, o tratamento da fenilcetonúria demanda a utilização de fórmulas de leite e alimentos específicos, os quais muitas vezes precisam de importação.
Leia também: Conheça a importância do aleitamento materno na imunização inicial do bebê
Quer saber mais sobre saúde? Acesse o blog Allcare.