23/08/2023

Entenda o que é a parasitose intestinal e veja dicas de como evitar a contaminação

Parasitas no intestino

De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), a parasitose intestinal é a doença mais comum do mundo. Além disso, ela agrava a desnutrição, aumenta o risco contra a vida e pode causar sequelas a longo prazo. Continue a leitura e saiba mais.

O que é a parasitose intestinal?

A parasitose intestinal é uma infecção que afeta o trato gastrointestinal humano, causada pela presença de parasitas no intestino. A parasitose intestinal é comum em várias partes do mundo, principalmente em áreas com saneamento básico precário e falta de acesso à água potável limpa.

Ela pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em crianças e em regiões tropicais e subtropicais. Portanto, entender os sintomas, causas e maneiras de prevenir essa condição são atitudes fundamentais para manter uma boa saúde intestinal.

Esses parasitas podem ser organismos microscópicos, como os protozoários, por exemplo, ou “vermes” intestinais, que se instalam no sistema digestivo e se alimentam dos nutrientes do hospedeiro.

Em geral, a contaminação ocorre através do contato com água ou alimentos contaminados, contato com fezes infectadas ou por meio de parasitas presentes no solo, ou em animais de estimação. E diferente do que muitos acreditam, a parasitose intestinal pode afetar pessoas de todas as idades e não apenas crianças.

Exemplos de parasitose intestinal

– Giardíase

A giardíase é uma parasitose intestinal causada por um protozoário e pode levar a sintomas como diarreia e cólicas abdominais. Além disso, ela se aloja no intestino, impedindo a absorção de nutrientes, causando perda de peso e anemia.

– Amebíase

A amebíase também é causada por um protozoário e pode resultar em diarreia (se houver sangue, o caso é grave), cólicas e febre. Se acaso a ameba se mover para o pulmão, cérebro ou fígado, causa doença nesses locais.

– Ascaridíase

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, essa é a parasitose intestinal mais comum na infância.

A ascaridíase pode levar a sintomas como dor abdominal, náuseas, vômitos e presença de vermes nas fezes. Em casos de obstrução intestinal, é necessário realizar uma cirurgia para remover os vermes do intestino.

– Enterobíase ou Oxiuríase

Esse tipo de parasitose intestinal é facilmente reconhecido, pois, a coceira anal intensa é o principal sintoma.

– Ancilostomíase

Conhecida principalmente por amarelão, os vermes entram através da pele e causam irritação no local de entrada. Além disso, eles passam pelo pulmão e chegam ao intestino. A doença é conhecida como amarelão porque os vermes sugam o sangue da parede do intestino, causando diarreia e anemia (por isso, a pele fica pálida e amarelada).

Sintomas da parasitose intestinal

Assim como você pode observar, os sintomas da parasitose intestinal podem variar, dependendo do tipo de parasita envolvido. Mas, alguns dos sintomas mais comuns incluem:

  • Dores abdominais;
  • Diarreia;
  • Náuseas e vômitos;
  • Perda de peso inexplicada;
  • Fadiga e fraqueza;
  • Anemia.

Saiba mais: O que causa diarreia e quando é preocupante?

É necessário observar que nem todas as infecções por parasitas intestinais causam sintomas visíveis. Em alguns casos, as pessoas podem ser portadoras assintomáticas, o que significa que estão infectadas, mas não apresentam sintomas.

Causas da parasitose intestinal

Da mesma forma que para os sintomas, as causas da parasitose intestinal podem variar a depender da doença. Mas, as principais causas incluem:

  • Consumo de água ou alimentos contaminados com parasitas, ou seus ovos;
  • Falta de higiene pessoal, como não lavar as mãos adequadamente após o uso do banheiro, ou antes das refeições;
  • Contato com fezes de animais infectados;
  • Andar descalço em áreas contaminadas.

Como evitar a parasitose intestinal

Uma vez que a prevenção é fundamental para evitar a parasitose intestinal, confira algumas medidas eficazes que você pode tomar:

1. Medidas de higiene pessoal

Lave as mãos com água e sabão com frequência (ou utilize lenços umedecidos, ou álcool em gel), principalmente após usar o banheiro e antes de preparar alimentos ou comer.

2. Alimentos e água seguros

Consuma água potável filtrada ou fervida, lave bem as frutas e legumes antes de consumi-los e evite consumir alimentos de procedência duvidosa.

Confira: Como saber a quantidade de água que devo beber

3.Cuidados com animais de estimação

Mantenha seus animais de estimação livres de parasitas, recolha e descarte corretamente as fezes deles e evite que seu animal tenha acesso a áreas onde alimentos são preparados.

Opções de tratamento para parasitose intestinal

O tratamento da parasitose intestinal geralmente envolve o uso de medicamentos antiparasitários. Os medicamentos específicos variam de acordo com o tipo de parasita envolvido. Além disso, é preciso também tratar a anemia ou outras condições que surgiram devido ao parasita.

Os medicamentos antiparasitários são prescritos por um médico e podem ser na forma de comprimidos, xaropes ou cremes, de acordo com o tipo de parasita. Esses medicamentos ajudam a matar ou expulsar os parasitas do sistema digestivo.

Leia também: Digestão: quando devo consultar um gastroenterologista?

A parasitose intestinal é uma infecção comum que pode causar desconforto e problemas de saúde significativos. Portanto, a prevenção é fundamental para evitar a infecção, e medidas simples, como lavar as mãos adequadamente e consumir alimentos seguros, podem fazer uma grande diferença.

Em casos de infecção, o tratamento adequado ajuda a eliminar os parasitas e restaurar a saúde intestinal. Consulte sempre um especialista e jamais se automedique.

Acesse o blog Allcare e leia mais sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida.