O mundo do trabalho definitivamente não é o mesmo hoje se o compararmos com o começo de 2020, quando a pandemia de Covid-19 ainda não havia transformado as rotinas produtivas em todo o mundo. De acordo com uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração, os funcionários de pelo menos 46% das empresas brasileiras passaram a trabalhar de casa durante a pandemia. Portanto, tiveram que se reinventar para conseguir uma eficiente adaptação dos colaboradores.
Como todas as empresas, a AllCare precisou se adaptar ao novo cenário, encontrando formas novas de continuar atendendo bem seus 210 mil beneficiários, ao mesmo tempo em que garantia a segurança de todos os colaboradores. Um desafio e tanto para a área de Recursos Humanos (RH).
Conciliar esses dois pilares vem sendo prioridade para a empresa desde o ano passado, e a experiência mostra bons frutos. Não é à toa que 2020 também foi o ano em que a AllCare recebeu o selo GPTW: certificação concedida pela consultoria global Great Place to Work, que seleciona as melhores organizações para se trabalhar.
Nesse período, foi necessário tomar uma série de decisões para garantir o engajamento da equipe, que é composta por mais de 540 colaboradores, reorganizar os processos e manter o senso de pertencimento à empresa. O resultado? Todas essas pessoas se provaram fundamentais e vêm se mantendo unidas em torno de um único propósito, que é cuidar de vidas.
Para contar sobre a jornada de transformação da AllCare no que diz respeito ao cuidado com a equipe em tempos de pandemia, Superintendente de Recursos Humanos da AllCare, Thalita Toja, concedeu entrevista ao blog. Confira a seguir.
Thalita: Com certeza! Há alguns anos, a área de Recursos Humanos vem mudando profundamente seu papel dentro das organizações. Além dos processos essenciais de RH, como gestão da folha de pagamento e contratações, hoje em dia são estratégicas as ações de clima organizacional, engajamento e retenção. Durante a pandemia, isso ficou ainda mais evidente. Por exemplo, as ações voltadas à segurança física e psicológica das equipes se tornaram um ponto crucial para a manutenção de suas operações.
Thalita: Mais do que nunca tivemos que nos aproximar das equipes e das lideranças, e a tecnologia permitiu manter aberto o canal de comunicação. Intensificamos ações já existentes, como o acompanhamento de novos colaboradores. Além disso, criamos novos programas para envolver todas as áreas da empresa, incluindo os diretores. São exemplos os programas “Bate-papo de Diretoria”, o “Tá na Área” (encontros semanais com todos os colaboradores) e o “Programa de Novos Líderes”.
Também estamos implantando um novo modelo de atuação junto aos gestores, chamado de Business Partner, pelo qual temos um profissional de RH oferecendo apoio dedicado aos líderes de cada Área da Empresa.
Thalita: Em relação à pandemia, a primeira ação que fizemos foi colocar 100% dos nossos colaboradores em home office (trabalho remoto), garantindo assim mais segurança a todos. Também disponibilizamos máscaras descartáveis, máscaras de tecido, álcool em gel e o uso de táxi para que os colaboradores não precisassem usar transporte público nos momentos pontuais em que fosse necessário ir ao escritório da AllCare – por exemplo: quando o novo colaborador vai buscar seu equipamento na empresa.
De forma adicional, foi feito um trabalho muito forte junto às lideranças, que têm papel estratégico no amparo a suas equipes. Eles receberam suporte nos temas ligados à gestão, para estarem muito próximos aos colaboradores, realizando reuniões e acompanhando as necessidades de cada um, inclusive se aproximando mais de alguém que estivesse em situação pessoal ou familiar delicada.
Por fim, temos realizado muitas ações de engajamento, para que os colaboradores se sintam parte da empresa mesmo à distância. Para entender a importância dessa ação, basta lembrar que, desde o começo da pandemia, em março de 2020, foram contratados mais de 180 novos colaboradores. Essas pessoas não conhecem nossas instalações e nunca encontraram pessoalmente com os colegas. Mas, com as novas ações, foi possível que se integrassem à organização e entrassem de verdade para o time.
Thalita: Foram realizadas ações em diversas frentes, mas podemos citar algumas delas:
Thalita: A AllCare realizou uma pesquisa de clima em parceria com a consultoria Great Place to Work (GPTW). A partir daí, identificamos os principais motivos de retenção de engajamento dos nossos colaboradores e nos surpreendemos positivamente, com 88% de respostas favoráveis. Assim, procuramos reforçar e consolidar os motivos que fazem com que os colaboradores queiram ficar na Allcare. Veja:
Além disso, para reter os talentos, nós nos comprometemos com diversas ações de melhorias, incluindo treinamento e desenvolvimento para todos os colaboradores e líderes.
No ano passado, implementamos o Programa de Gestão de Performance, em que líderes e colaboradores definem as metas para o ano, alinhando expectativas e compromissos. Também foi implementado Plano de Desenvolvimento Individual, para que os funcionários tenham feedbacks estruturados, reconhecimento e apoio em seus planos de carreira.
Thalita: Sem dúvidas o diferencial do nosso RH é o cuidado real e genuíno com todas as pessoas. Estamos construindo uma cultura muito forte embasada nos nossos valores: respeito e valorização de pessoas, foco no cliente, melhoria contínua e ética e integridade.
Na AllCare, o RH participa ativamente de todas as decisões que impactam os colaboradores, tendo um papel protagonista e estratégico, muito além do operacional. Como próximos passos, devemos consolidar a força da liderança, implantar ações de melhoria contínua no ambiente de trabalho e aprimorar os indicadores de performance para apoiar as decisões da Diretoria.
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