O câncer infantil é uma doença rara, mas grave, que afeta crianças e adolescentes. Quanto mais cedo o diagnóstico e início do tratamento, maior a taxa de sobrevivência. Por isso, conheça os primeiros sinais e sintomas do câncer infantil para buscar atendimento médico o quanto antes.
De acordo com a American Cancer Society, há muitos tipos diferentes de câncer infantil e cada um se comporta de uma maneira e requer tratamento específico dependendo do tipo e da localização do câncer. No entanto, de forma geral, há alguns sinais e sintomas do câncer infantil que merecem atenção caso ocorram com frequência ou persistência.
De forma geral, os sintomas do câncer infantil incluem:
De fato, muitos desses sintomas também podem ser causados por outras condições menos graves. No entanto, se seu filho relatar algum desses sintomas, e eles persistirem ou piorarem, é importante consultar um profissional de saúde para um diagnóstico adequado.
O diagnóstico precoce do câncer infantil pode melhorar as chances de um tratamento bem-sucedido.
A leucemia é um tipo de câncer que afeta as células brancas do sangue, também conhecidas como leucócitos, que são as células de defesa do organismo. Essa doença começa na medula óssea, que a parte mais interna dos ossos, popularmente conhecida como ‘tutano do osso’ e se espalha pelo corpo através do sangue, impedindo ou atrapalhando a produção de glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos, e por causa disso surge a anemia, infecções e hemorragias.
Este é o tipo mais comum de câncer infantil, representando em torno de 28% dos casos. Seu desenvolvimento pode ser agudo, ou seja, de crescimento rápido, ou crônico, de crescimento lento.
Dor óssea, fadiga, fraqueza, pele pálida, sangramento e hematomas.
Ocorrem devido ao crescimento anormal das células do cérebro e podem ser malignos (cancerígenos) ou benignos (não cancerígenos). Embora seja o segundo tipo mais comum de câncer infantil (aproximadamente 26% dos casos) e possa ocorrer em qualquer idade, é mais comum em crianças menores de 10 anos.
Dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão turva, tonturas, convulsões, problemas para andar ou manusear objetos e outros.
O linfoma é um câncer do sistema imunológico que afeta os gânglios linfáticos e outros órgãos. Ele começa frequentemente nos linfonodos, amígdalas ou timo, mas também pode afetar a medula óssea e outros órgãos.
Os linfomas se dividem em:
Para os linfomas, os sintomas do câncer infantil dependem de onde ele começa. No entanto, em geral, ele causa perda de peso, febre, suor, fadiga e nódulos inchados.
Há dois tipos de câncer ósseo:
Os sintomas do câncer infantil nos ossos incluem dor óssea, principalmente que se agrava a noite ou ao realizar atividades, e também inchaço nos ossos.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tumor de Wilms ou nefroblastoma é o tipo de tumor renal mais comum na infância.
Neste tipo de câncer é possível sentir uma massa palpável no abdômen, geralmente associada à dor abdominal. Além disso, pode ocorrer infecção urinária, presença de sangue na urina e pressão alta.
É um câncer ocular que ocorre em crianças em torno dos 2 anos, sendo raro em crianças acima de 6 anos, por isso, representa apenas aproximadamente 2% dos cânceres infantis. No Brasil, o teste do olhinho é utilizado para rastrear esse e outros problemas oculares na primeira infância.
O retinoblastoma normalmente é identificado devido ao aspecto da pupila da criança. Quando há retinoblastoma a pupila fica rosada ou esbranquiçada com o reflexo da luz, ou em fotografias com flash.
O tratamento do câncer infantil envolve uma combinação de quimioterapia, cirurgia e radioterapia. O plano de tratamento específico dependerá do tipo e estágio do câncer, assim como da idade e da saúde geral da criança.
Confira novas publicações sobre saúde no blog Allcare.