A ansiedade está entre os transtornos mentais que podem afetar a qualidade de vida e o bem-estar. Mas você sabe identificar os sintomas físicos da ansiedade?
Muitas vezes não é simples diferenciar os sinais da ansiedade de outras questões de saúde, a exemplo de um ataque cardíaco ou mesmo de um AVC.
De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, portanto, antes da pandemia do novo coronavírus, o Brasil figurava entre os países com maiores índices de ansiedade do mundo.
Porém, segundo a própria OMS, a crise sanitária trouxe mudanças na rotina que causaram impactos na saúde mental, agravando a prevalência de sintomas de ansiedade e depressão em 25% da população de todo o planeta.
Pode-se definir ansiedade como a antecipação de uma preocupação sobre algo que está por vir, podendo inclusive ser considerada uma reação normal e benéfica para o corpo humano, uma vez que pode estimular o indivíduo a agir.
Contudo, a ansiedade patológica é maléfica tanto para o bem-estar mental, quanto corporal, e pode afetar o desempenho das relações pessoais e profissionais, vindo a evoluir para quadros clínicos de depressão.
É preciso levar em consideração que as causas da ansiedade podem variar de pessoa para pessoa, podendo ocorrer por conta de desequilíbrios químicos do cérebro, pela falta de suporte familiar, por experiências vivenciadas ou mesmo por traumas da infância.
Além disso, hábitos nocivos cada vez mais presentes no nosso cotidiano, a exemplo do sedentarismo, poucas horas de sono, altos níveis de estresse e falta de momentos de lazer também podem servir como gatilhos para o transtorno de ansiedade.
Assim, é necessária a avaliação de um profissional da área de saúde para realizar o correto diagnóstico do transtorno de ansiedade.
Comumente, o diagnóstico deste transtorno é concretizado por meio de análise clínica que leva em consideração o histórico familiar e pessoal do indivíduo, bem como a presença de alguns sinais característicos.
Por isso, fique atento aos sintomas físicos relacionados, e caso eles estejam prejudicando o seu cotidiano, busque ajuda profissional:
Além de possuir múltiplos e variados sintomas, os transtornos de ansiedade também podem se manifestar como diferentes tipos, com sinais e características próprias.
Confira alguns dos tipos de transtornos de ansiedade mais comumente diagnosticados:
Também conhecida como ansiedade social, possui como gatilho exposição a situações de interação social. O indivíduo manifesta medo de ser rejeitado ou sofrer humilhação pública, não conseguindo falar ou estar em público.
O excesso de medo de situações ou objetos específicos começam a interferir na vida pessoa.
Forte sentimento de medo por motivos muitas vezes desconhecidos que podem levar o indivíduo a perder a consciência. Após as crises de pânico, costumam ocorrer crises de ansiedade.
Esse tipo de transtorno está relacionado com pensamentos que provocam ansiedade, tendo como gatilhos geralmente pensamentos ruins, preocupações, estresse e medo.
Pensamentos e ações compulsivas afetam a qualidade de vida do indivíduo ao ponto de incapacitar a realização de atividades cotidianas.
Ocorre depois de eventos traumáticos, a pessoa passa a reviver a situação passada e apresentar comportamentos emocionais reativos.
Como já pontuamos anteriormente, quando os sintomas da ansiedade passam a afetar a qualidade de vida, é de fundamental importância buscar acompanhamento profissional para realização do diagnóstico e posterior tratamento.
As opções de tratamento para os transtornos de ansiedade devem ser determinadas após a avaliação do profissional da área de saúde.
As possibilidades de tratamento envolvem acompanhamento psicoterapêutico, utilização de medicamentos ou mesmo a combinação da realização da terapia com remédios controlados.
Algumas estratégias podem ajudar a prevenir os sintomas da ansiedade, aliviando o estresse e promovendo o cuidado com nossa saúde mental.
Confira algumas dicas para combater os sintomas da ansiedade:
Lembre-se que essas estratégias buscam prevenir ou minimizar os sintomas da ansiedade, no entanto, a ajuda médica é muito importante para promover o controle efetivo do transtorno e proporcionar maior bem-estar.
O correto diagnóstico e a escolha do tratamento mais indicado por parte do profissional de saúde são fundamentais para diminuir os prejuízos da ansiedade na vida cotidiana.
Por isso, caso identifique alguns dos sintomas físicos da ansiedade não deixe de buscar ajuda.
Esse conteúdo foi realmente útil para você? Continue navegando por conteúdos semelhantes em nosso blog.