Você sabe o que é IMC?

Mulher se pesando

O Índice de Massa Corporal, mais conhecido como IMC, é um cálculo utilizado para avaliar se a pessoa está dentro dos padrões de normalidade para peso e altura. Estabelecido como padrão internacional de avaliação de obesidade pela OMS (Organização Mundial de Saúde), esse protocolo é hoje usado no cotidiano de médicos e nutricionistas.

Através do IMC é possível identificar riscos de doenças crônicas causadas por obesidade como, Diabetes Melittus, Hipertensão arterial, Dislipidemia (aumento de colesterol no sangue), etc. Também é possível identificar casos de desnutrição, quando o IMC aponta baixo peso.

Para critério de indicação de cirurgia bariátrica, também se utiliza o IMC. As indicações são para Obesidade acima do nível 2.

O que cada resultado indica?

18,5 ou menos = Baixo peso e risco de desnutrição.

18,6 a 24,9 = Eutrofia ou peso ideal

25 a 29,9 = Sobrepeso ou pré obesidade

30 a 34,9 = Obesidade grau 1

35 a 39,9 = Obesidade grau 2

40 ou mais = Obesidade grau 3 ou Obesidade mórbida

De acordo com o IMC, o ideal é que o resultado fique entre 18,6 a 24,9, que indica um peso adequado para a altura. Acima de 25 já é um sinal de alerta, aumentando os riscos de doenças crônicas. No caso da Obesidade grau 3 (IMC acima de 40) é um indicativo de risco grave de saúde, e no caso de IMC abaixo de 18,5 também é classificado um risco de saúde, mas devido as chances de desnutrição.

O cálculo do IMC é para população adulta de 20 a 60 anos de idade, e é independente de sexo. É um método rápido, fácil e não invasivo. A fórmula é simples, composta apenas por altura e peso atual.

Exemplo:

Fórmula: IMC = Peso (kg) / (altura x altura)

60kg / (1,65 x 1,65)

60kg / 2,7225 = 22,03

IMC = Nesse exemplo, o valor de IMC de 22,03 é considerado peso adequado para altura.

Fonte: Calculadora de IMC – Abeso