Como a saúde bucal interfere na saúde física?

Paciente e dentista no consultório odontológico

A boca é uma porta de entrada não só para nutrientes, mas também para vírus e bactérias que podem causar prejuízos ao corpo. Por isso, cuidar da saúde bucal significa cuidar do corpo como um todo.

No conteúdo a seguir, explicamos qual é a relação da saúde bucal para o bom funcionamento do organismo, as doenças relacionadas, bem como quais hábitos podem ser adotados para manter a boca sempre higienizada e sadia.

Veja também: Conheça 4 tipos de clareamento dental

Como a saúde bucal interfere na saúde física

De acordo com o Ministério da Saúde, uma infecção e outras doenças que têm origem na boca, quando não são cuidadas com a devida atenção, podem se tornar mais graves ao se espalharem pelo corpo – levando, até mesmo, à morte.

A chamada endocardite infecciosa, por exemplo, é uma doença causada pela infecção do endocárdio (revestimento interno do coração) e ocorre quando bactérias caem na corrente sanguínea e chegam ao coração. Esses microrganismos podem se originar em qualquer lugar do corpo, inclusive a boca, em casos de gengivite e periodontite.

O cuidado com a saúde bucal é fundamental também para o controle da diabetes. Isso porque a manutenção dos níveis glicêmicos depende, entre outros fatores, do controle da formação do biofilme dental (placa dental).

Além disso, a dor de dente, que pode ser causada por inúmeras doenças e condições bucais, traz uma série de impactos além do incômodo físico.

De acordo com um estudo publicado pela Revista de Saúde Pública, a dor dentária pode afetar os relacionamentos e o uso dos dentes para outras funções, como a alimentação. Essa situação pode levar à falta de nutrientes para o bom funcionamento do organismo.

Veja também: Mandíbula estalando? Pode ser problema na ATM

Doenças da boca que merecem atenção

A cárie é a doença crônica não transmissível que mais prevalece em todo o mundo. No Brasil, pelo menos 37% de pessoas apresentam cárie não tratada, conforme números levantados em um estudo publicado na revista Ciência & Saúde Coletiva.

Além da cárie, outras doenças e condições bucais que merecem atenção incluem:

  • Gengivite (inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de placas);
  • Periodontite (infecção grave, considerada estágio mais avançado da gengivite);
  • Halitose (mau hálito persistente, com diferentes causas);
  • Tártaro (acúmulo e endurecimento da placa dental)
  • Placa dental (fina camada formada na superfície dos dentes a partir do acúmulo de bactérias e outros microrganismos)
  • Câncer de boca (tumor nos lábios, língua, gengiva, bem como outras regiões da boca);
  • Lesões bucais (feridas e manchas que podem resultar em infecções).

Como higienizar e manter a boca sempre saudável

A prevenção de doenças e outras condições que impactam a saúde bucal envolve uma série de hábitos, por exemplo:

  • Evitar o tabagismo;
  • Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Evitar a ingestão de açúcares.

Além dessas práticas, é essencial escovar os dentes diariamente, sempre após as refeições, usar o fio dental, bem como realizar consultas periódicas ao dentista para avaliação e tratamentos preventivos ou reparatórios, evitando o agravamento de cáries e outras lesões bucais.

Veja também: Quando devo levar meu filho ao dentista?

Gostou? Continue por dentro de assuntos diversos sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida no nosso blog. A Allcare cuida da sua saúde, da sua família e da sua empresa.