Conheça tudo sobre a doença falciforme: sintomas, causas, diagnóstico e tratamento

Células falciformes na corrente sanguínea

A doença falciforme é uma condição hereditária que afeta o formato das células vermelhas do sangue. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, ela é a doença genética e hereditária mais comum.

Continue a leitura e saiba tudo sobre a doença falciforme, incluindo suas causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e cuidados necessários.

O que é doença falciforme?

A doença falciforme é uma condição genética que afeta a produção das células vermelhas do sangue. Na doença, as células adquirem a forma de uma foice ou meia lua, em vez de serem arredondadas, como as células sanguíneas saudáveis.

Por isso, essas células podem ficar presas nos vasos sanguíneos, obstruindo o fluxo de sangue e oxigênio para os tecidos do corpo. Além disso, as células podem se romper mais facilmente, causando anemia.

Ela é uma condição hereditária, ou seja, é transmitida de pais para filhos. Então, para que uma pessoa desenvolva a doença, é necessário herdar um gene alterado de ambos os pais.

Sintomas da doença falciforme

Os sintomas variam de pessoa para pessoa e dependem da gravidade da condição. Alguns indivíduos podem apresentar sintomas leves, enquanto outros podem ter sintomas graves.

Os sintomas mais comuns incluem:

Anemia

A doença falciforme pode causar anemia, uma condição em que o corpo não produz células vermelhas do sangue suficientes. Isso pode levar à fadiga, fraqueza e falta de ar.

Síndrome mão-pé

Em crianças pequenas, as crises de dor podem ocorrer nos pequenos vasos sanguíneos das mãos e dos pés, causando inchaço, dor e vermelhidão na área afetada.

Dor crônica

A dor crônica é um sintoma comum da doença falciforme, mas é muito variável em cada indivíduo. Ela pode ocorrer em qualquer parte do corpo, durar horas, dias ou semanas e, ser leve, ou grave o suficiente para afetar as atividades diárias.

Infecções

Os indivíduos com doença falciforme têm um risco aumentado de infecções, especialmente devido à função imunológica comprometida e à presença de danos nos órgãos.

Danos nos órgãos

A doença falciforme pode causar danos nos órgãos, principalmente no fígado, baço, pulmões e rins. Esses danos não só afetam a função normal desses órgãos, como também podem ser graves o suficiente para exigir tratamento médico.

Além disso, o sequestro de sangue no baço também é uma condição grave. Em crianças, o baço pode aumentar rapidamente, capturando todo o sangue e causando falta dele em outros órgãos, como o cérebro e o coração. Isso pode ser fatal e requer tratamento de emergência.

Diagnóstico da doença falciforme

O diagnóstico da doença falciforme acontece principalmente por meio do teste do pezinho. Um exame feito entre o 3.º e o 5.º dia de vida do recém-nascido.

Para pessoas de outras idades, o diagnóstico inclui exames de sangue específicos ou após doação sanguínea em hemocentros.

Tratamento da doença falciforme e cuidados necessários

Da mesma forma que acontece com os sintomas, o tratamento varia conforme a gravidade dos sintomas e complicações associados.

Mas, em geral, o tratamento inclui medicamentos que previnem as crises de dor e outras complicações. Além disso, em casos graves pode ser necessário realizar transfusões de sangue e até de medula óssea.

Cuidados necessários

Hidratação e alimentação

Beber bastante água ajuda a prevenir a desidratação, pois torna o sangue menos viscoso e melhora a circulação, o que diminui as crises de dor.

Além disso, a alimentação adequada é fundamental para a saúde do paciente com anemia falciforme. Eventualmente, os pacientes podem precisar de suplementação contínua de ácido fólico e outras vitaminas minerais.

Para garantir uma vida saudável com doença falciforme, é fundamental seguir as recomendações médicas, tomar os medicamentos prescritos e realizar o acompanhamento regular. Negligenciar esses cuidados pode levar a complicações graves e comprometer a qualidade de vida.

Leia mais sobre saúde e qualidade de vida no blog Allcare.

Seja um cliente Allcare