Primeira menstruação: o que acontece no corpo nesse marco da vida feminina?

Mãe amorosa conversando com sua filha adolescente

Dentre os vários momentos do desenvolvimento do organismo feminino, poucos são tão significativos quanto a primeira menstruação, que também recebe o nome de menarca. Esse marco faz parte da puberdade, período com uma série de mudanças no corpo, na mente e na forma como adolescentes se relacionam consigo mesmos e o mundo ao redor.

Ainda assim, isso não significa que esse evento fisiológico não seja cercado de dúvidas e até mesmo de alguns estigmas, inclusive entre os pais com filhas atravessando tal fase. Por isso, nada melhor do que esclarecer os pontos principais sobre tal acontecimento.

O que acontece com o corpo antes e depois da primeira menstruação?

Em linhas gerais, não existe idade exata ideal para a primeira menstruação. No entanto, ela pode acontecer entre os nove e os 15 anos na maioria das meninas e muda de acordo com uma série de fatores (como flutuações hormonais, condição de saúde ou histórico familiar). Antes dos nove anos, a menarca pode ser considerada precoce. Depois dos 16, ela tende a ser classificada como tardia.

Na prática, a menstruação coincide mais ou menos com o início da puberdade e indica que os ovários dessa adolescente começaram a produzir hormônios associados às características sexuais. Assim sendo, a menarca acaba sendo mais uma das inúmeras mudanças notadas nessa fase da vida.

Mas mesmo antes mesmo da menarca, outras mudanças fisiológicas perceptíveis por conta do início da puberdade no organismo feminino são o desenvolvimento das mamas, o aparecimento de pelos na região pubiana, o alargamento dos quadris e mudanças na pele, que pode se tornar mais propensa a ter acnes. A evolução desses sinais também pode indicar que a primeira menstruação está próxima, ainda que não seja possível prever com exatidão quando ela vai acontecer.

A primeira menstruação também costuma marcar o início da vida reprodutiva da mulher, embora nem sempre a menarca case exatamente com a primeira liberação de óvulos viáveis para uma possível fecundação (o que não dispensa a informação sobre medida de contracepção, claro).

De todo modo, o que provoca o sangramento característico da primeira menstruação é o mesmo processo que explica esse fenômeno em outras mulheres ao longo da vida: a parede do útero, revestida por um tecido chamado endométrio, se prepara para receber um óvulo fecundado. Quando isso não acontece, ela se descama, gerando o extravasamento de sangue característico, bem como outros sintomas comuns a esse período (como as cólicas).

Quais as principais características da primeira menstruação?

A irregularidade costuma ser uma característica importante da primeira menstruação. Como o corpo ainda está amadurecendo, a menarca também nem sempre gera um fluxo de sangue intenso. Assim, não é raro que ela seja percebida como uma mancha de sangue vermelho escuro ou mesmo de tom marrom. Além disso, esse período costuma durar entre três e sete dias.

Nas semanas e meses seguintes à primeira menstruação, tal irregularidade pode persistir. É natural que a menina não menstrue novamente no mês seguinte e isso só volte a acontecer dois meses depois, por exemplo. Ao mesmo tempo, sangramentos e escapes entre uma menstruação e outras são comuns.

Essa inconstância do ciclo menstrual pode perdurar por até dois anos depois do início dos ciclos, em média. De qualquer maneira, após esse período de transição, é normal que uma regularidade se estabeleça, fazendo com que a menstruação se repita em intervalos de 25 a 35 dias.

Leia também: Dicas para enfrentar os desafios relacionados à saúde mental na adolescência

Como os pais podem ajudar suas filhas nessa fase da vida?

A primeira menstruação pode ser um ponto de referência para que pais levam suas filhas para a primeira visita ao consultório do ginecologista. Ainda assim, vale reforçar que uma menarca dentro da faixa etária esperada não deve ser motivo de alarme.

Seja como for, antes mesmo da passagem pelos profissionais, os pais podem orientar as meninas atravessando a menarca sobre aspectos básicos relacionados a esse marco. Entre alguns deles estão:

Confira: Confira os principais sintomas da sífilis, como é o diagnóstico e o tratamento

De todo modo, os pais e todos ao redor da menina devem ter ciência de que é indispensável garantir o respeito à intimidade da adolescente. Isso envolve considerar que nem todo mundo precisa ficar sabendo sobre a primeira menstruação dela caso essa seja sua vontade. Acima de tudo, como parte da fisiologia humana, a menarca não deve ser, na maioria dos casos, motivo de preocupação e muito menos de constrangimento.

Aproveite e veja também algumas dicas importantes para aliviar a cólica menstrual.